sábado, 9 de janeiro de 2016

Nova espiritualidade


A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus segundo Lucas 3,15-16.21.22.
Por José Antonio Pagola*

"Espiritualidade" é uma palavra desafortunada. Para muitos só pode significar algo inútil, afastado da vida real. Para que pode servir? O que interessa é o concreto e prático, o material, não o espiritual.
No entanto, o "espírito" de uma pessoa é algo valorizado na sociedade moderna, pois indica o mais profundo e decisivo da sua vida: a paixão que a anima, a sua inspiração última, o que contagia os outros, o que essa pessoa vai colocando no mundo.
O espírito alenta os nossos projetos e compromissos, configura o nosso horizonte de valores e a nossa esperança. Segundo o nosso espírito, assim será a nossa espiritualidade. E assim será também nossa religião e a nossa vida inteira.
Os textos que nos deixaram os primeiros cristãos mostram-nos que vivem a sua fé em Jesus Cristo como um forte "movimento espiritual". Sentem-se habitados pelo Espírito de Jesus. Só é cristão quem foi batizado com esse Espírito. "O que não tem o Espírito de Cristo não lhe pertence". Animados por esse Espírito, vivem-No todo de forma nova.
O primeiro que muda radicalmente é a sua experiência de Deus. Não vivem já com "espírito de escravos", cansados pelo medo a Deus, mas com "espírito de filhos" que se sentem amados de forma incondicional e sem limites por um Pai. O Espírito de Jesus faz gritar-lhes do fundo do seu coração: Abbá, Pai! Esta experiência é o primeiro que todos deveriam encontrar nas comunidades de Jesus.
Muda também a sua forma de viver a religião. Já não se sentem "prisioneiros da lei", das normas e dos preceitos, mas libertos pelo amor. Agora conhecem o que é viver com "um espírito novo", escutando a chamada do amor e não com "a letra velha", ocupados em cumprir obrigações religiosas. Este é o clima que entre todos temos de cuidar e promover nas comunidades cristãs, se queremos viver como Jesus.
Descobrem também o verdadeiro conteúdo do culto a Deus. O que agrada ao Pai não são os ritos vazios de amor, mas que vivamos "no espírito e na verdade". Essa vida vivida com o espírito de Jesus e da verdade do Seu evangelho é para os cristãos o seu autêntico "culto espiritual".
Não temos de esquecer o que Paulo de Tarso dizia às suas comunidades: "Não apagueis o Espírito". Uma igreja apagada, vazia do espírito de Cristo, não pode viver nem comunicar a sua verdadeira Natividade. Não pode saborear nem contagiar a sua Boa Nova. Cuidar da espiritualidade cristã é reavivar a nossa religião.
Instituto Humanitas Unisinos, 08-01-2016.
*José Antonio Pagola, teólogo espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário