quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bote Fé Recife será lançado nesta quinta-feira



A Arquidiocese de Olinda e Recife lançará oficialmente nesta quinta-feira (15.12), às 10h, na Cúria Metropolitana, nas Graças, o Bote Fé Recife, evento que vai acolher a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Maria. Na ocasião, o arcebispo, Dom Fernando Saburido, concederá uma entrevista coletiva.

O Bote Fé, que promete ser um dos maiores eventos da história da Arquidiocese de Olinda e Recife, será realizado no dia 16 de janeiro de 2012, no Marco Zero, no Bairro do Recife. As atrações principais serão os dois símbolos peregrinos da JMJ, que ficarão no Brasil até julho de 2013, quando será realizada a Jornada Mundial no Rio de Janeiro. No entanto, passarão pelo palco do Marco Zero diversos grupos e cantores locais e nacionais.

O lançamento do Bote Fé Recife será transmitido em tempo real aqui no site e nas redes sociais.

Lançamento do Bote Fé Recife
Quando: 15/12 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Cúria Metropolitana – Avenida Rui Barbosa, 409, Graças

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

XXVI FESTA DA PADROEIRA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


PROGRAMAÇÃO

DIA 02/12/2011 Sexta-feira
19h: Procissão da Bandeira saindo da Rua Tocantinéia, nº 250. Casal Iratan e Maria do Carmo.
NOITEIROS: Família do Sr. Iratan e conferências Vicentinas: Nossa Senhora da Piedade, Divina Misericórdia em Piedade. Cristo Redentor em Barra de Jangada, Nossa Senhora da Conceição em Dom Hélder, São Sebastião e Menino Jesus de Jardim Piedade.
CONVIDADOS:
Todos os condomínios e Comunidades locais.
OFERTA: 1 kg de alimento não perecível.
DIA 03/12/2011 Sábado
16h: Novena pelos Idosos e Enfermos.
17h: Celebração Eucarística
.NOITEIROS: Legião de Maria, todos os Praesidea da paróquia e as Cúrias Nossa S. das Candeias e N. S. das Missões. Comissão Cultura, Educação e Comunicação Social.
CONVIDADOS:
Capela Boa Esperança/Curcurana, Capela São Vicente de Paulo/Novo Horizonte, Igreja Santo Antônio/Barra de Jangada.
OFERTA: Material de limpeza.
DIA 04/12/2011 Domingo
18h: Novena pelos desempregados, os marginalizados e os encarcerados.
NOITEIROS: Pastoral Carcerária Diocesana, Patoral da Caridade, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Criança, Dia Solidário, Comissão para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz Paroquial.
CONVIDADOS:
Capelas Mãe Rainha Três Vezes Admirável/Catamarã, Santa Terezinha/Olho D’Água, Centro São José Operário/Carolinas.
OFERTA: Remédios e material de hi-giene pessoal para os presídios.
DIA 05/12/2011 Segunda-feira
19h: Novena pelos comerciantes e colégios locais.
NOITEIROS: Evangelização de ruas, Comissão paroquial de Ação Missionária/COMIPA, Santas Missões Populares, Infância e Adolescência Missionária.
CONVIDADOS:
Comércios e Colégios locais.
OFERTA: 1 kg de alimento não pe-recível.
DIA 06/12/2011 Terça-feira
19h: Novena pelo pais.
NOITEIROS: Terço dos Homens e Renovação Carismática Católica (RCC), Grupo Luz Divina e Grupo Raio de Luz/Barra de Jangada, Grupo N. Sra. da Conceição/Dom Hélder, Grupo de Oração Novos Caminhos, Comissão Paroquial para Laicato.
CONVIDADOS:
Comunidade Chama
OFERTA: Material para o Bazar.
DIA 07/12/2011 Quarta-feira
19h: Novena pela Mães.
NOITEIROS: Movimento Mãe Rainha, Rosa Mística, Oficina de Oração e Vida, Pastoral da Comunicação, Comissão Paroquial de Festas e Eventos, Jornal da Paróquia Palavra de Luz, Arquivo Paroquial.
CONVIDADOS:
Comunidade Boa Nova.
OFERTA: Fraldas descartáveis para adultos.
DIA 08/12/2011 Quinta-feira
6h: Alvorada Festiva
7h: Confraternização com as Pastorais, Movimentos e Serviços.
9h: Ofício da Manhã
12h: Hora do Ângelus
16h: Ofício da Imaculada Conceição
17h30: Novena pelas Crianças
18h30: Apresentação do Coral Boa Vista sob a regência do Pe. Sílvio.
19h30: Solene Celebração Eucarística
NOITEIROS: Pastoral Litúrgica, Equipe de Serviços, Animadores, Acolhida, Leitores, Coletores, Acólitos, Ministros Extraordinários, Ministério de Música Paroquial, Comissão Paroquial Litúrgica Pastoral.
CONVIDADOS:
Todos os paroquianos de N. Sra. das Candeias, Matriz N. Sra. da Piedade, Matriz N. Sra. do Carmo/Cajueiro Seco, Igreja São Dimas/Porta Larga.
OFERTA: Doação para o Andor.
DIA 09/12/2011 Sexta-feira
19h: Novena pelos Adolescentes e Jovens
NOITEIROS: Encontro de Jovens com Cristo, Pastoral do Batismo, Pastoral Catequética e Crisma Jovens e Adultos, Pastoral Vocacional, Comissão Ministério Ordenado e a Vida Consagrada.
CONVIDADOS:
EJC de toda Paróquia, Capela São Sebastião/Jardim Piedade, Igreja N. Sra. do Loreto, Comunidade N. Sra. do Carmo/Loreto.
OFERTA: Brinquedos para Natal das crianças.
DIA 10/12/2011 Sábado
16h: Novena pelas Famílias
17h: Celebração Eucarística
NOITEIROS: Encontro de Casais com Cristo, Comissão Paroquial Vida e Família, Pastoral Familiar, Pastoral dos Noivos.
CONVIDADOS:
Todos os casais da comunidade que já fizeram o ECC, músicos e artistas da comunidade.
OFERTA: Leite para crianças e idosos.
DIA 11/12/2011 Domingo
16h: Solene Celebração Eucarística
18h: Procissão saindo da Igreja, Rua João Fragoso de Medeiros, Rua Brasilândia, Rua Jangadeiro, Rua Caracol, retornando à Rua João Fragoso de Medeiros até a Igreja, encerrando com a Benção do Santíssimo Sacramento.
CONVIDADOS:
Todas as capelas da Paróquia, as comunidades, os condomínios, o comércio local, as Pastorais, os Movimentos, Serviços e famílias da comunidade.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS REALIZA A 3ª GRANDE SEMANA MSSIONÁRIA

No período de 22 a 29 e de outubro de 2011, a Paróquia Nossa Senhora das Candeias realizou a 3ª Grande Semana Missionária. Contemplando o tema da campanha missionária 2011, “Missão e Ecologia”, realizamos no domingo dia 23, uma caminhada para a praia de Piedade onde mais de 100 pessoas em sua maioria jovens e crianças, fizeram uma conscientização entre os banhistas, levando uma faixa com o tema da campanha. Os missionários recolheram todo o material poluente da praia e distribuíram entre os banhistas material para a coleta de lixo. Nos dias subseqüente, a programação foi intensa com visitas porta- a -porta no período da manhã e á tarde, encerrando-se a jornada diária as 19h.
No dia 29, a missão foi encerrada com uma caminhada missionária desde a comunidade de São Sebastião até a Igreja Nossa Senhora do Loreto com o Sr. Arcebispo D. Fernando Saburido onde o mesmo, celebrou a Missa de encerramento.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Arquidiocese celebra Dia Nacional da Juventude no dia 30



Os jovens da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) celebrarão o Dia Nacional da Juventude (DNJ), no dia 30 de outubro, no Colégio São José, na Boa Vista, a partir das 9h. Este ano o tema abordado será “Protagonismo Feminino: jovens mulheres tecendo relações de vida”. Durante o dia, os participantes refletirão sobre o papel da mulher na sociedade e na Igreja.
O encontro é aberto e todos os jovens e grupos são convidados a participar. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidirá a celebração eucarística às 16h. O DNJ 2011 está fundamentado no encontro de Jesus com a mulher samaritana (Jo 4, 1-42). O evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da AOR.

A partir da realidade iluminada pela Palavra de Deus, o DNJ vai debater a superação de situações em que muitas mulheres não têm vida plena, bem como mostra o potencial das jovens mulheres de construírem um mundo mais justo e fraterno. Entre os temas em destaque estarão as mulheres que transformaram o mundo e a violência contra a mulher.

A programação contará com pregações, testemunhos, debates, apresentações de grupos culturais, partilha e muito mais. Organize o seu grupo e venha participar!
O DNJ é a grande celebração de/para/com toda a juventude, onde a cada ano, se propõe um tema de reflexão e ação voltado a realidade juvenil. Por ser uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é realizado nas dioceses de todo o País.

Dia Nacional da Juventude na Arquidiocese de Olinda e Recife
Data: 30 de outubro de 2011
Local: Colégio São José
Avenida Conde da Boa Vista, 921 – Boa Vista – Recife/PE
Horário: 9h às 17h
Entrada: Grátis
Informações: juventudeaor@gmail.com

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SANTAS MISSÕES POPULARES De 22 a 29 de Outubro de 2011 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS


Santas Missões Populares

“Ai de mim se não evangelizar.” (1Cor 9,16)

POR CAUSA DA TUA PALAVRA CONTINUAMOS LANÇANDO AS REDES. (Lc. 5,5)
Igreja Nossa Senhora de Loreto e São Sebastião

22 de outubro - SÁBADO
“Vão e digam ao povo: o Reino de Deus está próximo de vocês” (Lc 10, 3.9)
Começa a Grande Semana Missionária. Textos bíblicos: Lc4,14-21; 10,1-16; Mc1,12-15; Jo20,19-23; 1Cor9,16-19; Is52,7-10

15:00h - Chegada e acolhida dos missionários de fora. Descrição: Todos os missionários locais estarão presentes acolhendo os de fora com músicas e muita animação, os missionários devem receber informações quanto à programação da semana
16:30h – Celebração Eucarística (Envio)
18:00h - Animação Missionária
19:30h - Caminhada para as comunidades. O povo caminhará a partir da igreja do Loreto com muita música levando bandeirolas com as cores da comunidade, a bandeira do padroeiro seguirá a frente com os acólitos e o padre de cada comunidade, as capelas devem estar abertas para receber os missionários que devem ser orientados sobre em que equipe trabalhará e onde serão hospedados.

23 de outubro - DOMINGO
“Vendo as multidões abatidas e cansadas, Jesus teve compaixão”. (Mt9,36) Olhar as pessoas com o mesmo sentimento de Jesus, enchendo . nosso coração de ternura e compaixão solidária. Textos bíblicos: Mt9,36-38; Lc7,11-17.36-50; Mc6,34-44; 10,13-16; Jo8,1-11.

6:00h - Despertar. Com o tocar dos sinos.
6:45h – Café
7:20h – Oficio Divino
8:15h – Missa
9:00h – Caminha com crianças e juventude para evangelização na praia
11:30h - Oração na igreja: Os missionários se reunirão nas igrejas em orações de agradecimentos
13:00h - Almoço
14:00h - Reunião na igreja: Oração pessoal e orientações diárias
14:30h às 17:00h - Visitas nas casas.
17:00h – Vésperas na comunidade do Loreto ( Comunidade e missionários)
17:30h - Partilha: Os missionários se reunirão nas igrejas para partilharem os acontecimentos do dia.
18:00h - Jantar
19:00h - Celebração na matriz e capelas com dramatizações, músicas, testemunhos e grande louvor.

24 de outubro - SEGUNDA-FEIRA Dia da Ternura e da Compaixão
Jesus apontou um novo estilo de vida: simples, transparente, corajosa, misericordiosa. Jesus não ficou em cima do muro, tomou partido condenando os que viviam uma vida errada e desonesta, . ficou do lado dos pobres e injustiçados, a partir desse ponto lançou o convite a conversão. Nós somos abençoados ou amaldiçoados, depende da nossa prática. Textos bíblicos: Lc6,17-26; 11,27-28; . 11,37-54; 12,15-54; 12,15-23; Mc7,5-13; Mt5,1-12; 7,21-23; 23,1- . 23; 25,31-46

5:30h - Despertar. Com o tocar dos sinos.
6:00h ás 7:00h - Caminhada com a comunidade. Partida e chegada na igreja. Caminhar cantando e rezando, demonstrar grande alegria por estar iniciando a semana missionária, saudar e abraçar as pessoas que passam e terminar com uma grande roda.
7:00h – Missa com Laudes
7:30h - Café

8:10h - Oração pessoal e orientações diárias
8:30h às 11:00h - Visitas nas casas: Anunciar as atividades da semana e convidar as famílias a participarem.
11:30h - Oração na igreja: Os missionários se reunirão nas capelas em orações de agradecimentos
12:00h - Almoço
14:00h - Reunião na igreja: Oração pessoal e orientações diárias
14:30h às 17:00h – Visitas nas casas. De preferência aos enfermos e idosos.
17:30h às 18:00h - Partilha: Os missionários se reunirão na igreja para partilharem os acontecimentos do dia.
18:00h - Jantar
19:00h - Celebração nas comunidades com a oração do terço missionário.

25 de Outubro - TERÇA-FEIRA Dia das bem aventuranças e maldições de Jesus
Jesus rezava muito sozinho. por quê? Ele teve muita intimidade com o Pai..... e nós? Precisamos de convicções profundas para . seguir no caminho do em. Nesse dia mostrar a beleza e a importância da oração pessoal. Textos bíblicos: Mc1,35.9,28-29; . Mt6,5-15.26,36-46; Lc3,21; 4,42; 6,12-16; 9,10.18.28; 10,21-24; . Jo6,14-15.17,1-26 .



5:30h - Despertar. Com o tocar dos sinos.
6:00h ás 7:00h - Caminhada com a comunidade.
7:00h – Missa com Laudes
7:30h - Café
8:10h - Oração pessoal e orientações diárias
8:30h às 11:00h - Visitas nas casas: Parte dos missionários podem fazer visitas especificamente aos idosos, convidando para a missa da tarde.
11:30h - Oração na igreja: Os missionários se reunirão nas igrejas em orações de agradecimentos.
12:00h - Almoço
14:00h - Reunião na igreja: Oração pessoal e orientações diárias
14:30h às 16:30h – Visitas as casas. Dar preferência aos enfermos e idosos.
16:30h às 17:30h – Celebração com unção os enfermos.
17:30h às 18:00h – Partilha : Os missionários se reunirão nas igrejas para partilharem os acontecimentos do dia.
18:00h - Jantar.
19:00h – Celebrações nas comunidades com a oração do terço missionário.

26 de Outubro - QUARTA- FEIRA Dia do amor gratuito, solidário e eficaz




Jesus resumiu seus ensinamentos em um mandamento: “Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês”. Amar é querer bem, reconhecendo valores e respeitando diferenças, é doação sincera . Hoje queremos descobrir as pessoas que viveram esse amor, que defenderam o povo, que deram a vida pelo evangelho. Textos bíblicos: Jo3,16-18; 10,1-10; 13,34-35; 15,12-17; Mc3,1-6; Mt20,20-28; Lc10,25-37; 22,14-30

5:30h - Despertar. Com o tocar dos sinos.
6:00h ás 7:00h - Caminhada com a comunidade. A caminhada deve partir da casa de onde morou uma pessoa muito querida da comunidade (já falecida). Nesse dia o Santíssimo estará exposto em cada capela durante todo o dia para adoração.
7:00h – Missa com Laudes
7:30h – Café
8:10h - Oração pessoal e orientações diárias
8:30h às 11:00h - Visitas nas casas: Incentivar a oração e convidar para adoração ao Santíssimo.
11:30h - Oração na igreja: Os missionários se reunirão nas igrejas em orações de agradecimentos
12:00h - Almoço
14:00h - Reunião na igreja: Oração pessoal e orientações diárias
14:30h às 17:00h - Visitas nas casas.
17:30h às 18:00h - Partilha: Os missionários se reunirão na igreja para partilharem os acontecimentos do dia.
18:00h - Jantar
19:00h – Celebrações nas comunidades Adoração Eucarística.

27 de Outubro - QUINTA- FEIRA Dia da oração e meditação pessoal
“Perdoem e serão perdoados” (Lc6,37) .O perdão é uma necessidade, uma família uma comunidade que não pratica o perdão não tem futuro. Seguir Jesus nos tempos atuais traz consigo conflitos e perseguições, a cruz. Esse dia convida a viver o perdão e a assumir as conseqüências da fidelidade ao evangelho. Textos bíblicos: Mt5,23-26.43-48; 18,21-35; Mc8,31-38; Jo15,18-21; Lc22,39-46.

5:30h - Despertar. Com o tocar dos sinos.
6:00h ás 7:00h - Caminhada com a comunidade. Caminhada de penitência, convidar a um gesto de perdão, pedir que as pessoas levem a noite por escrito o mal (pecado) que está atrapalhando sua vida.
7:00h – Missa com Laudes
7:30h - Café
8:10h - Oração pessoal e orientações diárias
8:30h às 11:00h - Visitas às escolas, convidar para caminhada no sábado. Confissão na igreja.
11:30h - Oração na igreja: Os missionários se reunirão na igrejas em orações de agradecimentos
12:00h - Almoço
14:00h - Reunião na igreja: Oração pessoal e orientações diárias
14:30h às 17:00h - Visitas às escolas, convidar para caminhada no sábado. Confissão na igreja.
17:30h às 18:00h - Partilha: Os missionários se reunirão na matriz e capelas para partilharem os acontecimentos do dia.
18:00h – Jantar
19:00h – Via Sacra pública em direção as comunidades.

28 de Outubro - SEXTA FEIRA Dia do perdão e da fidelidade ao evangelho
“Estamos chegando ao fim da Semana Missionária, é tempo de assumir os apelos descobertos. Nesse dia queremos renovar as promessas do batismo e reafirmar o valor da comunidade e nosso compromisso para ela. Também queremos louvar e rogar a Maria, discípula e missionária. Textos bíblicos: Jo16, 12-15; 20,19-23; Lc3,21-22; Lc4,14-21; At1,6-8; 2,1-13; 5,1-6; 13,1-12; Rm8,1-13;Gl5,13-26

5:30h - Despertar. Com o tocar dos sinos.
6:00h às 7:00 – Caminhada com a comunidade. Caminhada da penitência, convidar a um gesto de perdão, pedir que as pessoas levem a noite por escrito o mal (pecado) que está atrapalhando sua vida.
7:00h – Missa com laudes.
8:10h – Oração pessoal e orientações diárias.
8:30 às 11:00h – Visitas as escolas, convidar para a programação de crianças e jovens no sábado. Confissão na Igreja.
11:30h – Oração na igreja: Os missionários se reunirão nas igrejas em orações de agradecimentos.
12:00h - Almoço
14:00h – Reunião na igreja: Oração pessoal e orientações diárias.
14:30h às 17:00h - Visitas às escolas, convidar para a programação de crianças e jovens no sábado. Confissão na igreja.
17:30h às 18:00h - Partilha: Os missionários se reunirão na igreja para partilharem os acontecimentos do dia.
18:00h – Jantar
19:00h – Via Sacra pública do Loreto para São Sebastião, translado do cruzeiro.

29 de Outubro – SÁBADO – Dia da renovação das promessas do Batismo
“Que eles vejam as boas obras que vocês fazem e louvem o Pai de vocês” (Mt5,16 ) Hoje é o dia do encerramento da Semana Missionária, mas não da. missão, pois ela continua sempre. Lc10,17-21; Mt7,21-27; 28,16- . 20; Jo15,7-11.

6:00h – Despertar, com o tocar dos sinos.
6:30h- Oficio de Nossa Senhora
7:00h – Café
8:00h – Preparação para a missa
16:30h – Acolhida e chegada na comunidade de São Sebastião onde haverá a benção do cruzeiro.
17:00h – Caminhada missionária com o senhor Arcebispo
18:00h – Santa Missa de encerramento
20:00h – Animação – Pastoral de Juventude – Comemoração do dia da Juventude. DNJ

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Opus Dei e a política - VICENTE ANCONA LOPEZ

O Opus Dei aparecer no WikiLeaks era uma questão de tempo; em um primeiro momento, soa engraçado o poder que nos atribuem
Confesso que me divirto com os comentários que, de vez em quando, saem na imprensa sobre o Opus Dei e a sua suposta atuação política. Aparecer no WikiLeaks era uma questão de tempo...
Num primeiro momento, soa engraçado o poder que nos atribuem; depois, na autocrítica, a conclusão é séria: a nossa comunicação precisa melhorar. Não se trata de melhorar a imagem da Obra, mas, sim, de erradicar uma ideia falsa, transmitindo o que realmente somos.
As pessoas que participam das suas atividades sabem que o Opus Dei não faz política. A sua atuação tem outra dimensão: lembrar que todos, também os políticos, são chamados por Deus a serem santos; e que essa santidade pode e deve ser procurada nas atividades da vida diária, realizando-as por amor a Deus e ao próximo.
Ora, se a Obra tivesse posição política, trairia a sua finalidade, já que de alguma forma estaria privando dessa mensagem quem possuísse uma visão política diversa.
Em Roma, convivi com são Josemaria, fundador do Opus Dei, de 1969 a 1975. Nesse período, nunca o ouvi falar de política. Falava, sim, de conviver e dialogar com todos. Dizia que caridade, mais do que em dar, consiste em compreender.
São Josemaria era o oposto do que se poderia esperar de um "conservador". Estava aberto às novidades, queria aprender, inovar.
Quando passou uma temporada no Brasil, entre maio e junho de 1974, dizia que tinha aprendido muito do povo brasileiro: da nossa cordialidade, da nossa alegria, dessa convivência aberta a todos. E estava, na época, com 72 anos!
Ao mesmo tempo, foi muito incisivo ao nos dizer que aqui havia muito trabalho a fazer, que era preciso melhorar a condição de vida de muitas pessoas. Ao visitar o Centro Social Morro Velho, e também numa conversa com dom Paulo Evaristo Arns, afirmava que não seria cristão permanecer indiferente a tanta desigualdade. Sob o seu impulso nasceram muitas iniciativas sociais, no Brasil e no mundo.
São Josemaria foi pioneiro no ecumenismo, rompendo, ainda nos anos 40, resistências na Santa Sé ao solicitar que, no Opus Dei, houvesse cooperadores de todas as religiões, também ateus. Hoje, é uma realidade em todos os países nos quais a Obra trabalha: cooperadores protestantes, evangélicos, judeus, muçulmanos...
Mas e a relação do Opus Dei com o governo de Franco na Espanha? Faz anos que se esclarece esse tema, e talvez aqui tenhamos falhado ao comunicar. Em primeiro lugar, o Opus Dei não apoiou Franco. Segundo: houve muitos membros do Opus Dei que fizeram oposição a Franco; por isso, alguns tiveram que se exilar.
Por outro lado, alguns poucos membros do Opus Dei colaboraram com o governo de Franco. E por que o Opus Dei não fez nada? Simplesmente porque o Opus Dei não interfere nas atividades políticas dos seus membros, e cada um atua como lhe parece mais conveniente.
A liberdade sempre implica riscos, e o Opus Dei prefere correr esses riscos. Agora, por outro ângulo: o que pode ter a ver com Franco uma dona de casa do Cazaquistão, um estudante universitário do Congo ou um taxista mexicano que sejam do Opus Dei?
Se alguém quiser saber qual é o "projeto de poder" do Opus Dei, está convidado a conhecer as suas atividades, para que possa ouvir pessoalmente o que ali se diz. Fala-se de caridade, de excelência nas virtudes, de vida de oração, de aceitar com alegria as contrariedades, de castidade, de trabalhar com competência etc.
Não poderia ser de outra forma: essa é a mensagem da Igreja Católica, e o Opus Dei nada mais é do que uma pequena parte da igreja, que não tem um projeto de poder, e sim um projeto de serviço.

MONSENHOR VICENTE ANCONA LOPEZ, 61, é vigário regional da prelazia do Opus Dei no Brasil.

IGREJA ATACADA (Por: Pe. Francisco Faus)

Uma mudança sorrateira de todos os valores morais.

Nestes últimos tempos, os católicos estamos assistindo com dor a uma progressão geométrica dos ataques, injúrias e calúnias da mídia contra a Igreja Católica e contra o Papa.
A seguir, transcrevo parte do texto de uma palestra dada a seminaristas em 2004 (está neste site com o título “Globalização, religiões e Igreja”), que talvez possa esclarecer - pelo menos em parte - o por que dessa campanha atual contra o Catolicismo.

Até há uns vinte ou trinta anos, a ONU e os organismos internacionais só se referiam à religião para falar do respeito devido ao princípio de liberdade religiosa, que figura como um dos “direitos fundamentais” na Declaração dos Direitos Humanos de 1948. De uns decênios para cá, este ângulo está mudando substancialmente, e a religião passa a ser vista como uma “preocupação”, um “perigo”, tanto pela a ONU como pelos organismos a ela ligados e, naturalmente, pela mídia laicista.

É interessante conhecer, neste sentido, a conferência – lúcida e “profética”– pronunciada há quase dez anos pelo Pe. Michel Schooyans, membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais e Consultor do Pontifício Conselho para a Família, como parte de um Colóquio sobre a Globalização, promovido no Vaticano pelo Pontifício Conselho para a Família, de 27 a 29 de novembro de 2000. Um resumo da conferência foi publicado no n. 469 (Junho 2001), págs. 277 a 286, da revista Pergunte e Responderemos (www.osb.org.br).

O autor denuncia a ONU pelo seu projeto de globalização, que pretende chegar a instaurar, num futuro próximo, um Super-Estado com seu governo mundial e suas leis. Estas leis, ao invés de seguirem os princípios da lei natural (com os quais se identifica a Declaração dos Direitos Humanos promulgada pela ONU em 1948), se baseariam exclusivamente na vontade dos legisladores, no simples e mero consenso, sem nenhum princípio moral básico inviolável, que possa servir de fundamento, orientação ou limite.

Além do mais, esse Super-Estado teria direito de ingerência em cada nação do mundo, fazendo de tudo para impor as suas novas “normas éticas”, pelo sistema de forçar os Estados – alegando exigências e praxe do direito internacional: mediante sanções, ou exercendo coação com ameaças comerciais, etc.– a assinar acordos, a subscrever declarações de princípios, a aceitar “Cartas de princípios” diversas, que sacramentem esses novos “valores”, totalmente independentes da moral.

“A globalização – diz o Pe. Schooyans, expondo essa nova posição da ONU – deve ser reinterpretada à luz de uma nova visão do mundo e do lugar do homem no mundo”. Essa nova visão apresenta uma perspectiva totalmente materialista do ser humano, que seria apenas “um avatar da evolução da matéria” [o que significa que fica eliminada a aceitação de um Deus Criador, que tenha querido e criado o homem, que lhe tenha dado um sentido e uma finalidade, uma missão na terra, e uma Lei pela qual se guiar para um destino eterno]; a vida humana não passaria de uma conjunção cega de acasos da matéria, que veio a se tornar consciente de si mesma e da sua caducidade, pois seria apenas destinada a “desaparecer na Mãe-Terra, de onde nasceu”. [prestem atenção: "Terra"="Gaia": uma palavra-chave da nova visão do “pseudodeus-energia” da New Age] Expressão deste pensamento dos que manipulam os cordéis da ONU e de seus organismos é a Carta da Terra, que a ONU vem preparando há tempo (pode ser achada na Internet, digitando apenas o nome), com o intuito de que suplante a antiga Declaração dos Direitos do Homem e jogue no cesto do lixo, como obsoleto, o próprio Decálogo, os Dez Mandamentos: “Formaremos – afirmam – uma sociedade global para cuidarmos da Terra e cuidarmos uns dos outros… Precisamos com urgência de uma visão compartilhada a respeito dos valores de base”.

Gravem bem que hoje essas pessoas estão mudando radicalmente o sentido das palavras “valor moral” : nenhum “valor” é considerado permanente. “Valor” só significaria aquilo que “a maioria valoriza” (vejam a passagem de algo objetivo – um valor ou princípio permanentemente válido – para o puro subjetivismo do que “agora” a maioria deseja, e por isso lhe dá “valor”). Se o novo valor for a maconha, será a maconha; se for o aborto, o aborto; se for o casamento homossexual, o casamento homossexual, etc; e, então, será um “contra-valor” condenável tudo o que se oponha à mentalidade dominante em certo momento histórico. Por exemplo, será um crime “moral” intolerável valorizar a família, se os novos “valores” a desprezam e a substituem pelas uniões mais bizarras. Querem criar, pois, chegando a um acordo de interesses, novos “valores de base, que – como dizem – ofereçam um fundamento ético (!) à comunidade mundial emergente…”.

O “obstáculo” principal é a Igreja Católica.

Comenta ainda Schooyans que, para alcançar essa visão holística [totalitária] do globalismo, alguns “obstáculos” devem ser aplainados. “As religiões em geral, em primeiro lugar a religião católica, figuram entre os obstáculos que se devem neutralizar”.

Com esse objetivo, em setembro de 2000 foi organizada a Cúpula de líderes espirituais e religiosos, a fim de lançar a “Iniciativa Unida das Religiões”, fortemente influenciada pela New Age, e que visa, em último termo, a criação de uma nova religião mundial única, o que implicaria imediatamente na proibição de que qualquer outra religião fosse missionária, fizesse proselitismo. Poucos sabem que foi por ocasião dessa reunião que a Congregação para a Doutrina da Fé publicou a Instrução Dominus Iesus, em defesa da fé em Jesus Cristo e na Igreja. E é significativo que os mesmos “teólogos” que aderiram há anos de corpo e alma ao marxismo, quando o comunismo estava na crista da onda, agora estejam aderindo à New Age e a toda essa mentalidade de pseudo-ecumenismo nebuloso e sem verdades permanentes, criticando asperamente o Papa por ter publicado esse documento “católico”.
Ainda em 2000, Khofi Annan, então Secretário Geral da ONU, propugnava um Pacto Mundial (”Global Compact”), que angariaria o apoio moral e financeiro de entidades privadas (já o recebeu da Shell, CNN, Bill Gates, etc.). Tudo isso se encaminha a desativar e substituir a Declaração dos Direitos Humanos de 1948. Em 1948 desejava-se que a ordem mundial se fundasse sobre verdades, sobre princípios indiscutíveis, reconhecidos por todos e promovidos pelas legislações dos Estados (na realidade, eram os princípios básicos imutáveis da lei natural); agora – como já víamos – só se fala em valores absolutamente relativos e dominados pelo egoísmo de um mundo agnóstico e relativista, cujo único “deus” é o interesse e o prazer.

Segundo essa nova visão da ONU, “o homem – comenta Schooyans – , por ser pura matéria, é definitivamente incapaz de dizer seja lá o que for de verdadeiro sobre ele mesmo ou sobre o sentido da vida. Fica, assim, reduzido ao agnosticismo de princípios, ao ceticismo e ao relativismo moral. Os porquês não tem sentido; só importam os como”.

O que “se pode fazer” em matéria ética (”posso”, “não posso”), sempre significou o que era lícito ou ilícito, correto ou errado, perante a lei de Deus, perante os princípios morais intocáveis; agora, pelo contrário, quer dizer “o que se pode fazer tecnicamente” (p.e., clonar, manipular embriões humanos para obter soluções para terceiros, abortar filhos que exigiriam sacrifício dos pais, etc.), ou seja, que “se podem fazer” as maiores aberrações, porque “já há técnica” para tanto, bastando para canonizar essas aberrações que se consiga o consenso dos que manipulam, como proprietários – pelo poder da mídia predominantemente laicista e anticatólica, da política e, sobretudo, do dinheiro –, os organismos internacionais e a opinião pública.

Uma falsa Moral criada por interesses e votações

Dentro dessa visão hedonista e materialista, é natural que se propugne que, de agora em diante, os direitos do homem sejam apenas o resultado de procedimentos consensuais [votação]. Não sendo capazes de verdade alguma, pois a “verdade” não existiria, devemos apenas entrar em acordos de interesses e decidir. Será justo, portanto, o que for aprovado por maioria. Esses procedimentos consensuais serão, naturalmente, mutáveis, poderão ser trocados e redefinidos ilimitadamente. Os defensores dessa posição, como é lógico, preferem ignorar que o ditador Hitler assumiu o poder e nele foi mantido em virtude desse tipo de votação da maioria.
Com tais “valores dançantes e evaporáveis”, daqui em diante qualquer coisa poderá ser apresentada [e imposta, até mesmo coercitivamente, como exigência do direito internacional] como “novo direito” do homem: direito a uniões sexuais as mais diversas, ao repúdio, aos lares monoparentais, à eutanásia, ao infanticídio, à eliminação dos deficientes físicos, às manipulações genéticas com fetos ou inválidos, etc. Estamos presenciando a tentativa de fazer triunfar a “vontade de poder” de Nietzsche; e parece que ninguém repara que essa multidão “neo-liberal” e “iluminista” tem um claro “precursor”, eu diria, melhor, um “padroeiro”: o citado Adolf Hitler.

Nas assembléias internacionais (por exemplo, sobre a família: Cairo, Pequim), os funcionários da ONU tudo fazem para chegar a um “consenso manipulado”, porque já foi definido previamente por eles nos documentos preparatórios. Uma vez conseguido esse consenso (mesmo que a votação seja, como já aconteceu mais de uma vez, “modificada”, ou seja, falsificada nos gabinetes desses organismos e ONGs), ele é invocado para fazer com que se adotem convenções internacionais, a que os Estados deverão aderir, ratificando-as, sob pena de serem mal vistos na comunidade internacional, além de sofrer as sanções de que acima falávamos. Todos, indivíduos ou Estados, deverão, pois, obedecer à norma fundamental surgida da vontade daqueles que definem e manipulam ao seu arbítrio o novo direito internacional.

Esse direito internacional meramente positivo, livre de qualquer referência à Declaração dos Direitos Humanos de 1948, será (já está sendo) o instrumento utilizado pela ONU para impor ao mundo a visão da globalização que lhe permita colocar-se como Super-Estado. É patente que, por esse caminho, já está andando, por seu lado, a União Européia. Assim, a própria ONU, como a União Européia, “entronizaria o pensamento único, holístico”. Uma autêntica ditadura ideológica, que eliminaria o pluralismo e a tão badalada tolerância dos neo-liberais, e baniria da vida pública como “intolerantes” os que tivessem ou pretendessem expressar convicções diferentes dos “pseudo-valores” que eles impõem como a “verdade”. Este é o resumo, glosado, do artigo de Schooyans.

Depois disso, é mais do que recomendável que os católicos sinceros não assistam passivamente à tv, nem leiam superficialmente as notícias, artigos, editoriais e ensaios de jornais e revistas, e as opiniões de filósofos, sociólogos ou teólogos “progressistas” sobre problemas éticos de candente atualidade, ou sobre pronunciamentos do Papa a respeito dessas questões. É uma séria responsabilidade prestar mais atenção ao noticiário internacional, às referências a congressos vinculados à ONU, a algumas declarações ou documentos muito badalados de organismos internacionais, etc. Se fizermos assim, começaremos a “ver”, surpreendidos, muitas coisas que antes não percebíamos, e vamos poder calibrar a carga destrutiva da fé e da moral cristã que muitas idéias ou programas aparentemente inocentes e até poéticos (p.e., sobre temas ecológicos) carregam no seu seio.

A coragem e a fidelidade do Magistério autêntico da Igreja.

À vista dessa realidade, ganha especial relevo o esforço, lúcido e corajoso, de João Paulo II e Bento XVI por defender, aprofundar e expor com a máxima clareza as verdades da fé e da moral cristã – bem como os princípios da lei natural, válidos para todas as religiões e todos os povos –, ainda que com isso suscitem uma onda de críticas, mal-entendidos, ódios e hostilidades nos ambientes laicistas e, às vezes, infelizmente, também em certos ambientes eclesiásticos. Mas o Papa, o Sucessor de Pedro, não pode fechar os olhos para uma propaganda destruidora da dignidade do ser humano. Os males do relativismo e do subjetivismo, a serviço do hedonismo, já passaram a dominar amplos setores da opinião pública e até mesmo amplos setores da opinião de grupos ou ambientes católicos, causando assim grave desorientação e dano moral e espiritual muito sério em numerosos fiéis sem formação alguma, ou, pelo menos, sem formação sólida.

Por isso, é um dever grave dos católicos conscientes e responsáveis procurar – para viver e difundir – os fundamentos e as respostas às questões morais contemporâneas nas fontes da Verdade, e concretamente:
a) Na Sagrada Escritura, especialmente no Novo Testamento, tendo presentes as palavras claríssimas de Cristo: “Não penseis que vim revogar a lei e os profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento” (Mt 5, 17).

Não é por acaso que, tanto o Catecismo da Igreja Católica, como a Encíclica Veritatis Splendor sobre os fundamentos da moral cristã, tomem como ponto de partida o diálogo de Cristo com o jovem rico: – “Que devo fazer de bom para alcançar a vida eterna?”. E a resposta de Cristo: “…Se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos”. – “Quais?” . A resposta imediata de Jesus é uma remissão aos Dez Mandamentos, válidos em toda a época e em todo o lugar – “Não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe; e ainda, amarás a teu próximo como a ti mesmo” (Mt 19, 16 ss).

Os Dez Mandamentos da lei de Deus são princípios morais eternos, permanentes e imutáveis, como Deus que os deu, como guia, ao homem.

Esse ensinamento, taxativo e básico – tomemos consciência de que é a primeira exigência moral intocável que Cristo indica (pois o cume da moral é a caridade) – , prova que as outras palavras de Cristo e dos Apóstolos sobre pecados diretamente relacionados com os Dez Mandamentos não são circunstanciais, nem relativas apenas a uma determinada cultura, ou a um ambiente histórico ultrapassado, mas verdades permanentes, que exprimem a Vontade de Deus, que é o bem e a salvação do homem.

b) Outra fonte fundamental da Verdade é o Magistério autêntico da Igreja (Quem a vós ouve, a mim ouve, disse Jesus): desde a Constituição Gaudium et spes do Concílio Vaticano II até a Encíclica de João Paulo II Veritatis Splendor, além dos textos básicos e completos que todo católico culto deveria possuir, estudar e consultar constantemente: o Catecismo da Igreja Católica e o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. E ainda, para aprofundar nos principais temas morais atualmente em debate (aborto, eutanásia, fecundação in vitro, células-tronco, homossexualismo, etc.), há uma obra fundamental, extraordinária, de grande categoria, o volume Lexicon, do Pontifício Conselho para a Família (2002), lançado no Brasil pela CNBB por meio da Editora Salesiana.

OBS: Dias atrás, Rockfeller Filho, por trás da besta, disse que o grande inimigo deles hoje é a internet. Isso porque a internet permite que se divulguem rapidamente ao mundo inteiro todas as falcatruas destes monstros infernais, que agem sob a batuta de satã.
Sim, a Igreja Católica é seu alvo máximo, exatamente porque ela é a UNICA que verdadeiramente tem JESUS, inteiro e vivo.

Fonte: http://padrefaus.googlepages.com