domingo, 4 de janeiro de 2009

HISTÓRIA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

No século XVII, nas nossas praias, foi erigida uma Igreja dedicada a Nossa Senhora das Candeias (também conhecida como Nossa Senhora da Candelária ou da Luz), para que ela iluminasse para os pescadores e barcadeiros, o porto seguro e o lar, e para todos os homens o caminho certo para Deus.

Já no início do século XX, contam os descendentes das famílias tradicionais da localidade[1][1], que com o avanço do mar, o templo original de Nossa Senhora das Candeias fora submerso, tendo a imagem da Virgem Santíssima sido trasladada para Capela de Nossa Senhora do Loreto, local de onde foi roubada por volta do ano de 1946.

As famílias locais mantiveram viva a tradição e no dia de sua festa, após a missa solene, a imagem era trazida em processão, até próximo às ruínas de sua antiga Igreja, retornando após para o Loreto. Esta tradição foi mantida por muitos anos, todos os moradores participavam com fé e alegria destas festas.

Porém, as famílias mais antigas, que permaneceram em Candeias, mantiveram viva a lembrança e a vontade que nas praias de Candeias voltasse a existir a Igreja que o mar lhes tomara.
Em julho de 1981, senhoras da Comunidade convidaram o Padre José Amaro Lisboa a celebrar uma Missa semanal. Inicialmente a Missa foi celebrada nas residências e até embaixo de um cajueiro; por certo tempo no colégio Souza Leão e depois na Escola Municipal Paulino Menelau.

Em 1982, por reivindicação da comunidade e a orientação do padre Lisboa, foi recebida a doação de um terreno, através da Lei Municipal nº 217, de 18/maio/1982, medindo 945 m2, na Av. Ulisses Montarroys, ao lado da Escola Paulino Menelau, local onde, em data de 04/julho/1982, foi feita o lançamento, solenemente, da pedra fundamental da nova Igreja de Nossa Senhora das Candeias.

Por decreto datado de 25/março/1984, no arcebispado de Dom Hélder Câmara, ouvido o Conselho Presbiteral e de acordo com a norma do cânon 515, § 2º, do Código de Direito canônico, foi criada a PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, desmembrada do território da Paróquia de Santo Antônio dos Guararapes (conforme livro de criação e aprovação de Paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife – nº 49 - fls. 179/180, de 25/03/1984).

O Padre Lisboa convocou, entre os paroquianos, uma Comissão de Obras para por em execução o projeto elaborado pelo Arquiteto José Yatagan Ferreira de Sá, e efetuar promoções para angariar fundos para a construção. Com a ajuda da Adveniat, doações de material em espécie, e fundos arrecadados nas várias promoções, em 03 de Dezembro de 1983, concluímos a construção da 1ª Etapa do Projeto, qual seja o Salão Paroquial, onde iniciamos as celebrações da Santa Missa e a Residência do Padre, para que ele se fixasse na Comunidade e tivesse condições de dar-lhe assistência.


Em 02 de Fevereiro de 1984, em cerimônia oficial, sua Excelência, o nosso Bispo Auxiliar “Dom José Lamartine Soares” deu a Benção ao Salão Paroquial e instalou o Santíssimo. Dia 25 Agosto de 1984, Dom Lamartine, diante de toda a Comunidade e de Autoridades Civis, Militares e Eclesiásticas efetuou a Instalação Oficial de “Paróquia de Nossa Senhora das Candeias” e confirmando como Vigário o Padre José Amaro Lisboa.

Após a inauguração do salão e residência paroquial iniciaram-se as obras de construção da nave da Igreja, tendo sido concluída em 1986.

Nossa Paróquia atualmente se encontra organizada com as seguintes pastorais, movimentos e serviços:

PASTORAIS

MOVIMENTOS

SERVIÇOS

Noivos

Vicentinos

ECC

Crisma

Legião de Maria

EJC

Batismo

Apostolado da Oração

Oficina de Oração e Vida

Catequese

COMIPA

Caridade

Criança

Obs. Estão faltando algumas pastorais, movimentos e serviços – será atualizado posteriormente.

A nossa Paróquia cresceu, sendo que hoje além da Matriz e da Capela do Loreto foram construídas outras capelas:

a) Capela de Santo Antonio, no Conjunto Praia do Sol, em Barra de Jangada;

b) Capela de Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto D. Hélder, em Piedade;

c) Capela de São Sebastião, em Jardim Piedade;

d) Capela de Nossa Senhora da Boa Esperança, em Curcurana;

e) Em projeto de construção:

Capela de São Vicente de Paulo, na Comunidade Novo Horizonte, em Barra de Jangada.



[2][1] As famílias Paulino Menelau, Alfredo Marques, Miguel Lázaro e outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário