terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ADVENTO




Entramos no mês de dezembro. E no calendário litúrgico, seguido por nós católicos, estamos no Advento, palavra derivada do latim Adventus, que significa uma época de espera. Época de preparar a vinda de Jesus para a terra.
Esse período que antecede as festas de Natal e pede de nós, enquanto cristão, uma preparação espiritual, pode ser utilizado também para uma avaliação profissional, social e pessoal. É portanto hora de encontrarmos com nossa consciência e assumirmos, perante nós mesmos, os erros e acertos praticados no dia-a-dia do ano que está terminando.
A vida tem que ser um movimento de ascensão no seu conjunto total e, principalmente no seu conjunto humano.
É necessário saber se a experiência acumulada em mais um ano de vida, contribuiu para melhorarmos nossas atitudes, nossos julgamentos, nossa maneira de agir.
A experiência ficaria sem sentido se nós não nos propuséssemos a uma meta que nos levasse a superar nossas deficiências a cada ano que passa. E uma das metas que merece grande empenho e deve ser conquistada por todos nós é a solidariedade.
Sobre este item devemos refletir muito para saber se crescemos nesse “Caminhar juntos” nesse “mãos dadas” que tanto pregamos.
Vamos aproveitar este mês para repensar nossas vidas. Não podemos deixar que o verdadeiro espírito do Natal se apague e seja transformado numa festa apenas comercial. O advento é uma época de espera de melhoria de vida. É a esperança de renovação. O nascimento de Cristo é a realidade da renovação. Interiormente todos nós temos que ter um Natal para podermos dizer: Amanhã seria melhor.
A coroa do Advento é toda verde como se pode ver exposta no altar.
Lembra a forte esperança do povo de Deus pela vinda do Messias.
As velas simbolizam os 4 domingos do Advento que precedem o Natal.
No 1º domingo do Advento acendemos a 1ª vela (verde) que recorda o profeta Isaías que suspirava pela vinda do salvador.
No 2º domingo acendemos a 2ª vela (roxa) que simboliza João Batista que mandou preparar o caminho do Senhor, com o batismo de penitência.
No 3º domingo acendemos a 3ª vela (branca) que lembra a Virgem Maria. Ela é porta que liga a antiga e a nova aliança.
A 4ª vela (vermelha) simboliza Cristo. A grande luz que brilhou na noite de Natal, fazendo desaparecer a tristeza e surgir a alegria da libertação.

                             Carlos Queiroz - Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário