sábado, 22 de dezembro de 2012

Dom Canísio Klaus: Em sua origem, o Natal é uma festa de família

Santa Cruz do Sul, 22 dez (SIR) - Dom Canísio Klaus, bispo da diocese de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, por meio de um artigo, intitulado "Famílias celebram o Natal", reflete sobre a importância dos lares cristãos se prepararem dignamente para a festa do Natal.
Para ele, no corre-corre do fim de ano, quando escolas estão empenhadas em fazer celebrações de formatura, entidades e empresas organizam confraternizações entre funcionários, as famílias se deparam com a necessidade de viverem o verdadeiro sentido do Natal. O bispo recorda que, em sua origem, o Natal é uma festa de família, que teve o seu início em uma fria gruta de Belém, onde Maria deu à luz ao seu filho primogênito, a quem José deu o nome de Jesus. Dom Canísio afirma que nenhum outro ser humano, a não ser Maria e José, testemunhou o nascimento do Filho de Deus. Logo depois chegaram os pastores e os sábios do Oriente.
Falando especificamente sobre a região de Santa Cruz, o prelado ressalta que na Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada no mês de novembro, foi decidido que a evangelização da família deverá ser uma das prioridades da pastoral nos próximos quatro anos. E isso, segundo o bispo, é porque se entende que as famílias estão passando por um momento difícil de sua existência. Famílias ao estilo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José estão sendo cada vez mais raras de serem encontradas. "Também é cada vez menor o número de famílias que cultivam os valores cristãos e ensinam os fundamentos da fé aos seus filhos. Por isso, é bonito ver famílias que organizam um presépio ou montam um pinheirinho em suas casas para aguardar o dia do Santo Natal. Melhor ainda se o lugar central for ocupado pelo Menino Jesus e não pelo Papai Noel. Se existe o Papai Noel é para prestar homenagem ao menino que nasceu no abandono de uma gruta nos arredores de Belém", avalia.
Por fim, Dom Canísio acredita que é oportuno que as famílias falem do Menino Jesus para seus filhos, mostrando-lhes as imagens de Maria e José junto com o menino, dos pastores e dos magos que vieram do Oriente para adorar o Rei dos Judeus. Ele explica que os presentes que as pessoas trocam entre si ou que "são trazidos pelo Papai Noel" tem por finalidade dar mais alegria para a noite do Natal. Eles trazem alegria, mas também devem promover a paz entre as pessoas e reforçar o hino dos anjos: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados". "Desejo, pois, que as celebrações do Natal tragam paz e alegria a todos os lares. Que nenhuma pessoa fique excluída das comemorações do nascimento de Jesus Cristo. E que o Menino Jesus, nascido em Belém, encontre abrigo e acolhida em cada coração humano e em cada família", conclui o bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário