quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Institutos Seculares: instrumentos do «diálogo Igreja-Mundo»

Coimbra, 30 jan (SIR/Ecclesia) – Os Institutos Seculares em Portugal querem afirmar-se cada vez mais como um veículo de diálogo e de reforço das relações entre a Igreja Católica, os seus organismos e movimentos, e a sociedade civil.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a propósito da 4.ª Semana do Consagrado que está a decorrer até ao próximo domingo, Maria do Rosário da Cruz Virgílio, presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares em Portugal, sublinha a necessidade de “realizar de uma forma mais viva e eficaz aquele diálogo Igreja-Mundo” que o Concílio Vaticano II apontou como “um desafio fundamental a assumir”.
A responsável, membro do Instituto Secular Servas do Apostolado, recorda que os “institutos seculares ganharam espaço na vida da Igreja Católica na base da Constituição Apostólica “Provida Mater Ecclesia” publicada pelo Papa Pio XII em 1947”. O seu objetivo viria a ser reforçado através da Constituição Pastoral “Gaudim et Spes”, um dos documentos mais importantes do Concílio Vaticano II e que aborda a relação da Igreja com a sociedade. Numa semana dedicada a todas as pessoas que ofereceram a sua vida a Deus, a presidente da CNISP partilha a missão “dos seculares consagrados”, através de uma mensagem que Bento XVI dirigiu aos membros dos institutos, no passado mês de julho, na cidade italiana de Assis.
Na altura, recorda Maria do Rosário Virgílio, o Papa salientou a vocação dos institutos seculares de “estarem no mundo, assumindo todos os cargos, com um olhar humano que coincida sempre com o divino, na consciência de que Deus escreve a sua história de salvação na trama dos acontecimentos da história” do homem. “Inseridos na humanidade a caminho, inspirados pelo Espírito Santo”, os homens e mulheres seculares consagrados têm a capacidade de “avistar, nos caminhos muitas vezes tortuosos dos acontecimentos humanos, a orientação para a plenitude da vida em abundância”, salientou Bento XVI. A coordenadora nacional dos Institutos Seculares manifestou ainda a necessidade de corresponder ao desafio do Papa, de “abraçar caritativamente as feridas do mundo e da Igreja” e de “viver uma vida coerente e plena”, com “criatividade, porque o Espírito constrói novidades”.
Os institutos seculares são compostos por leigos ou membros do clero que residem sozinhos ou em grupo, professam votos de castidade, obediência e pobreza e vivem segundo as estruturas da sociedade. A sua designação deriva da palavra ‘século’, que entre outros significados quer dizer ‘mundo’ ou ‘sociedade civil’.
A 4.ª Semana do Consagrado, que decorre até 3 de fevereiro, é uma iniciativa do episcopado português, em parceria com a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário