segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ecumenismo: Encontro entre Comunhão de Igrejas evangélicas e Vaticano



Viena, Áustria, 04 fev (SIR) – O tema da eclesiologia estará no centro do primeiro encontro de uma série de consultas entre a Comunhão das Igrejas protestantes europeias (Ccpe) e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, previsto de 7 a 10 deste mês de fevereiro em Viena, capital da Áustria.
“Não se trata de um diálogo oficial – explica mons. Matthias Türk, que para o dicastério vaticano segue o diálogo com as Igrejas evangélicas -, mas de uma série de conversas”. “O objetivo – acrescenta – é o de chegar a um texto comum sobre o que é a Igreja e estabelecemos um tempo de cinco anos”. As conversas serão animadas por um grupo de 16 peritos convidados pelas duas delegações.
A eclesiologia é entre os temas mais controversos no atual debate ecumênico e se começará pela análise de um documento preparado pelas Igrejas protestantes “Igreja de Jesus Cristo”. O grupo da Igreja católica será liderado por dom Karl-Heinz Wiesemann, bispo de Speyer (Alemanha). A delegação da Ccpe será coordenada pelo bispo Friedrich Weber. A Itália será representada por Fúlvio Ferrário, professor de teologia sistemática da Faculdade Valdense de Roma.
“O que de novo traz esta série de consultas – destacou Ferrário à agência Nev – é que pela primeira vez o Pontifício Conselho pela promoção da unidade dos cristãos assume como interlocutor não uma Igreja – como acontece nos diálogos bilaterais – mas uma Comunhão de Igreja como é a Ccpe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário