segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Lefebvrianos não podem mais celebrar nas igrejas católicas


Por Andrea Tornielli


Cidade do Vaticano, 04 fev (Vatican Insider / Tradução SIR) – É dele a decisão significativa e indicadora: o Bispo de Lousanne-Genebra-Fribugo, no oeste da Suíça, dom Charles Morerod - teólogo dominicano, ex-reitor do Angelicum e ex-secretário da Comissão teológica internacional bem como membro da delegação da Congregação para a Doutrina da Fé no diálogo com a Fraternidade São Pio X – publicou um decreto proibindo aos padres lefebvrianos de celebrar a missa nas igrejas e nas capelas de sua Diocese.
E destacou que os padres da Fraternidade estão suspensos «a divinis». O documento, assinado a 20 de janeiro último, diz respeito à «admissão das outras religiões, confissões ou grupos religiosos, como também da Fraternidade São Paio X e dos ‘teólogos independentes’ nas igrejas e nas capelas romano-católicas». Dom Morerod, um prelado que Ratzinger conhece bem, no documento explica que as comunidades pertencentes a religiões não cristãs receberão uma resposta negativa se pedirem a utilização de uma igreja católica.
Com relação, no entanto, às comunidades e confissões cristãs, como estabelece o «Diretório para a aplicação dos princípios e das normas sobre o ecumenismo» de 1993, o Bispo explica que a licença pode ser dada «por razões de necessidade pastoral». «Se esta necessidade pastoral se apresenta, as igrejas e as capelas podem ser colocadas à disposição só paras comunidade de fé católico-cristã, evangélico-reformada, ortodoxa e anglicana». Os sacerdotes da Fraternidade São Paio X, de acordo com aquilo que se lê no decreto, não entram nestas categorias.
Morerod, de fato, dedica três breves parágrafos aos lefebvrianos, lembrando, primeiramente que a excomunhão decretada pela Santa Sé a Lefebvre e aos bispos por ele ordenados em 1988 «foi tirada por decreto da Congregação dos Bispos a 21 de janeiro de 2009». Em seguida cita um trecho da carta de 10 de março de 2009 escrita por Bento XVI aos Bispos do mundo todo após a tempestade do caso Williamson: «O fato que a Fraternidade São Pio X não possua uma posição canônica na Igreja, não tem razões, afinal, disciplinares, mas doutrinárias. Até que a Fraternidade não tiver uma posição canônica na Igreja, também seus ministros não exercem ministérios legítimos na Igreja».
Morerod insiste, portanto, sobre a existência da suspensão «a divinis», isto é a proibição de celebrar. «Por estas razões – conclui o bispo suíço – é proibido aos padres da Fraternidade sacerdotal São Pio X o uso das igrejas e das capelas católicas para qualquer sérico sacerdotal e, em particular, para a administração dos sacramentos».

Nenhum comentário:

Postar um comentário