domingo, 28 de abril de 2013

Cultura: integrantes se reúnem com o objetivo de constituir Comissão de Bens Culturais da Igreja


397857_640330765993106_738258923_n
A Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura se reuniu nesta sexta-feira, 26, na sede da Coordenação das Pastorais, na Graças, Recife, com representantes de órgãos ligados à cultura e da Igreja. Entre os objetivos do encontro, estavam constituir a Comissão de Bens Culturais da Igreja e refletir sobre o importante papel do grupo na Pastoral da Cultura. As reuniões serão periódicas e a próxima está agendada para o dia 24 de maio.
Entre as instituições presentes estiveram Santa Casa de Misericórdia do Recife, Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Museu do Estado, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Faculdade Damas, Arquivo Público de Pernambuco, Globo Nordeste, congregações religiosas e seminaristas. Os membros da comissão estão sendo definidos e contactados.
Rio Capibaribe JORNAL 058O religioso destacou ainda que a prioridade do grupo é promover na Arquidiocese de Olinda e Recife o interesse pela preservação de seus bens culturais. Entre as ações em pauta estão reorganizar o Arquivo e Biblioteca Arquidiocesana, identificar, inventariar e catalogar o patrimônio cultural da arquidiocese, realizar seminários e colóquios e promover uma exposição de Arte Sacra. De acordo com o presidente, frei Rinaldo Pereira, a Igreja tem um rico acervo cultural e precisa ser catalogado e deve levar as pessoas ao encontro com o divino. “A missão da comissão é evangelizar no mundo da cultura buscando intensificar o diálogo com diversas expressões culturais, tanto popular quanto do campo geral das artes, da vida acadêmica e do meio intelectual, resgatando e valorizando também as ricas tradições culturais católicas”, afirmou.
Durante o encontro, foi proposto o estudo do Documento “Necessidade e urgência da inventariação e catalogação do patrimônio cultural da Igreja” entregue aos participantes.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário