domingo, 28 de abril de 2013

Representantes de expressões de juventude se reúnem para preparar a Semana Missionária – JMJ Rio 2013

 
28525347_9Ewx9YnPdeXBS0ol7t7eALhn-e_-T_wQUCNPcAJVvK8
A juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife tem encontro marcado neste domingo, 28. O convite feito pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude foi aceito e nem mesmo as chuvas que caem na capital pernambucana foram capazes de desanimá-los. Logo cedo, jovens de várias paróquias seguiram para o Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, Zona Oeste do Recife. O motivo foi participar do 1º Encontro de Preparação para a Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).
A programação teve início com a Missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O arcebispo destacou a participação e missão dos jovens durante este período e a necessidade de que este trabalho continue após a JMJ. “Entre os projetos que estão sendo desenvolvidos está a Pastoral dos Esportes, que já tem data marcada para o lançamento. No dia 7 de julho, no Colégio Salesiano, acontecerá a Copa Arquidiocesana de Futsal envolvendo todas as paróquias da arquidiocese. É uma ideia muito interessante e bonita dos seminaristas. Temos, sobretudo, que aproveitar estes momentos para evangelizar e levar Jesus para este mundo dos esportes que está muito presente na vida da juventude”, disse.
Dom Fernando incentivou a todos a usarem a criatividade para levar a Palavra de Deus a outros jovens. “Procurem ter ideias novas para que a gente possa levar adiante a mensagem do Evangelho. Façam isso no estilo de vocês, na maneira de ser de vocês. Esta é a cara jovem da Igreja. Temos que evangelizar com alegria”, ressaltou. 923165_560392827315857_606755031_n
Durante a homilia, o religioso falou sobre o protagonismo da juventude e relembrou o exemplo do padre Henrique morto durante o Regime Militar, cujo assassinato foi esclarecido pela Comissão da Verdade nesta semana. “Esta é a experiência daquele que de fato vive comprometido com Cristo. É este heroísmo que a Igreja espera de cada um de nós, que somos cristãos e temos a alegria de viver a nossa fé. Aproveitem este dia para que possam sair daqui animados a colaborar e ser uma Igreja viva, uma Igreja realmente jovem e comprometida”, concluiu.
O articulador da CNBB Regional Nordeste 2 para a JMJ, padre Gimesson Silva, agradeceu a participação do arcebispo e informou que os jovens participantes representam algum segmento. “Aqui estão jovens lideranças das paróquias e de expressões de juventudes arquidiocesanas. Iniciamos, hoje, o caminho de preparação pastoral e logística para a Semana Missionária e JMJ na arquidiocese. Receba dom Fernando nossas orações e gratidão por todo apoio que tem dado à nossa juventude.”
O encontro segue até as 16h com palestras sobre as JMJs, caravanas e voluntários para a Jornada e Semana Missionária. Outras reuniões estão sendo programadas pela comissão.
Programação
7h: Chegada dos voluntários e das equipes de serviço
8h: Credenciamento e animação
9h: Missa de Abertura com Dom Fernando Saburido, OSB
10h30: Acolhida no Auditório
10h45: Apresentação do Encontro
11h: Temática: As Jornadas Mundiais da Juventude
11h30: Vídeo Institucional e Hino da JMJ Rio 2013
11h45: Temática: A JMJ Rio 2013
12h30: Intervalo para o almoço
13h45: Animação
14h: Temática: Caravanas e Voluntários JMJ Rio 2013
14h30: Temática: Semana Missionária JMJ Rio 2013
15h: Animação
15h15: Temática: A Semana Missionária na AOR
16h: Oração de Encerramento
Da Assessoria de Comunicação AOR
Fotos: Ir. Kleber Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário