quarta-feira, 17 de abril de 2013

Europa necessita de uma 'renovação cristã', defende primeiro-ministro


Primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, defende resgate dos valores cristãos na Europa como solução para a crise
O primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, afirmou nessa segunda-feira (15) em Bilbao, norte da Espanha, que "a Europa necessita de uma renovação cristã”, ao considerar que a situação atual não é somente uma crise econômica, mas sim, “um desgaste moral”.
Orbán proferiu a conferência de abertura das VIII Jornadas Católicas e Vida Pública, organizadas pela Associação Católica de Propaganda de Bilbao. No pronunciamento, o Premier sublinhou que “a regeneração europeia requer uma política baseada em valores cristãos”.
Na coletiva de imprensa realizada antes da conferência, o Primeiro-ministro húngaro declarou em tom crítico, que na política europeia “reina um pensamento generalizado de liberalismo individualista”. Ao mesmo tempo, ele defendeu que a Europa “necessita ser repensada”, pois a “grande maioria” dos políticos de Bruxelas atua “de costas para as raízes europeias”.
Neste sentido, ele parafraseou Robert Schuman, considerado um dos pais da União Europeia, para ressaltar que “a Europa, ou será cristã ou não será”. Sem a renovação cristã que a Europa necessita, o continente não voltará a ser competitivo no mundo, muito menos na ordem econômica, assegurou.
Interpelado sobre o êxito de sua política de aplicar bases cristãs às ações do governo, Orbán respondeu que “não se pode falar de êxito num país pobre, com um salário médio de 500 euros mensais e pensões de 350, porém, se pode dizer que estamos obtendo alguns êxitos, como a redução de déficits”, explicou.
Na manhã dessa terça-feira, Orbán reuniu-se com o Primeiro-ministro espanhol, Marinao Rajoy, num encontro preliminar ao encontro de cúpula dos Chefes de Estado e Governos europeus que terá lugar em maio, em Bruxelas.
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário