quarta-feira, 22 de maio de 2013

'Espírito Santo nos permite comunicar experiência de Jesus'


Dom José Gislon, bispo da diocese de Erexim, no Rio Grande do Sul, por causa da Festa de Pentecostes, celebrada pela Igreja Católica, no último domingo, dia 19 de maio, escreveu um artigo em que ele abordou o tema "Espírito Santo de Deus". Segundo o prelado, com a vinda do Espírito Santo tem início uma nova aliança entre Deus e os homens.
Ele lembra também que a Festa de Pentecostes era, originalmente, a festa das colheitas; sucessivamente torna-se a festa da renovação da aliança do Sinai, entre Deus e o seu povo. "No Sinai era Deus que falava. Na Festa de Pentecostes, são os homens iluminados pelo Espírito Santo que levam uma palavra nova e criadora. O Espírito é o intérprete perfeito da palavra de Cristo. O sinal que a presença do Espírito age na Igreja é o amor por Cristo que nasce no coração dos fiéis. O Espírito, portanto, cria a comunhão dos filhos com o Pai", enfatiza o bispo.
Para dom Gislon, a função do Espírito Santo é permitir aos homens comunicar a experiência do Ressuscitado. "Não é o Espírito que fala, ele, porém, torna possível a comunicação", completa ele, que ainda salienta que o Espírito não nos diz o que devemos fazer, nem pode fazer o que nós devemos fazer, ele, no entanto, nos dá a força e a possibilidade de agir quando devemos mostrar resultados.
De acordo com o bispo, hoje a Igreja é chamada a colaborar com o Espírito Santo para renovar o mundo através do anúncio e do testemunho, e toda vez que um grupo de homens e mulheres, de jovens ou de crianças, se reúne para escutar a palavra do Ressuscitado, tornada presente pela potência do Espírito, a Igreja renasce. Deste modo, ressalta dom Gislon, estamos sempre vivendo uma nova aurora na vida da Igreja.
"A Festa de Pentecostes nos convida e convida as nossas comunidades a uma abertura missionária, e a nos colocarmos a caminho para levarmos o Evangelho a todos os homens." Por fim, o prelado afirma que os discípulos de Jesus, tomados pelo medo, foram transformados, com os dons do Espírito Santo, em testemunhas fervorosas e dispostas a retomar o caminho do Cristo para continuar a sua obra de salvação.
"Portanto, todos nós podemos trabalhar por um mundo melhor. Fazer isto é possível, mesmo mantendo a própria cultura, a própria identidade. Basta apenas acreditarmos e deixarmos que o Espírito Santo possa agir em nós", conclui.
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário