segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Bispos debatem sobre os desafios das novas tecnologias


Cerca de 80 bispos do Brasil reuniram-se, de 4 a 8 de novembro, em Recife (PE), para debater os desafios da evangelização no contexto da cultura gerada pelas novas tecnologias. O Curso de Comunicação para os Bispos foi promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e teve como tema central a “Comunicação e evangelização na era digital: uma abordagem teórico-prática”.

Estiveram presentes os presidentes do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, e da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, fez a abertura do encontro e dirigiu uma mensagem aos participantes.

Dom Claudio Maria Celli abordou a “Comunicação e evangelização na era digital”. O bispo citou o Papa Francisco como exemplo de uma comunicação audaciosa e eficaz. “O Papa captou profundamente esse conceito. Ele comunica de forma simples e direta. Por meio dos seus gestos, ele dá esperança a muita gente”, observou.

Dom Celli falou ainda da importância da interação por meio da comunicação com outras culturas. “Vivemos numa sociedade muito cultural e religiosa, e é preciso manter um diálogo profundo e respeitoso com o outro, pois ele também pode enriquecer o meu caminho”, disse.

O curso foi composto de painéis voltados ao diálogo e revisão de teorias comunicacionais da era digital na cultura da evangelização. Entre os palestrantes esteve o padre jesuíta e diretor da revista "Civiltà Cattolica", Antonio Spadaro.

Os bispos também puderam participar de laboratórios para praticar e conhecer as técnicas de produção em jornal, impresso e online, programas de rádio, internet e mídias sociais digitais. O assessor da Rede de Informática da Igreja no Brasil (Riibra), padre Clóvis Andrade Melo, acompanhou os trabalhos.

"O curso foi bem elementar, com instruções para a criação de conta de email, configuração da parte estética e visual dos correios eletrônicos. Além disso, foram oferecidas dicas práticas de cada ferramenta, como as mídias sociais digitais, entre elas o Facebook, modos de compartilhamento, de integração e interatividade", explicou o sacerdote.
Arquidiocese do Rio

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