segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O rosto missionário e pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife – vídeo


http://www.youtube.com/watch?v=1Ol5RLumhJE&feature=share&list=UUwF8RS9tZZHrpoqFdHEthRA

115 paróquias espalhadas em 4 mil quilômetros quadrados e um grande desafio: assistir pastoralmente 4 milhões de habitantes. Esta é a realidade da Arquidiocese de Olinda e Recife. E como conduzir um rebanho tão diverso?
Momentos de encontro, partilha, avaliação e interação. Assim têm sido as visitas pastorais. Quinzenalmente o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, dedica o fim de semana a conhecer de perto as particularidades de cada paróquia.
A iniciativa atende ao Código de Direito Canônico que recomenda aos bispos visitar todas as paróquias a cada cinco anos. Dom Fernando iniciou as visitas no ano de 2011. Até agora 32 comunidades eclesiais receberam o religioso e a comitiva.
A cada visita o arcebispo se depara com realidades distintas.  Territorialmente a arquidiocese é formada por 19 municípios, sendo sete do interior do Estado. Além do Arquipélago de Fernando de Noronha. Não é só a geografia que se apresenta como desafio, mas as diferenças, sobretudo, sociais.
Dos centros urbanos às periferias. Do mangue ao canavial. Do Litoral à Zona da Mata. Tantos caminhos percorridos. Tantas histórias reveladas. A cada encontro do pastor com as ovelhas, a certeza da unidade.
Na programação, além das visitas às comunidades, projetos sociais, hospitais, presídios, mercados públicos, engenhos e escolas. O lado espiritual também é contemplado com momentos de oração e Missas.
Neste ano, foram realizadas 13 visitas:
1 – Paróquia Nossa Senhora dos Impossíveis – Pombos
2 – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Barro – Recife
3- Paróquia Nossa Senhora das Graças – Engenho do Meio – Recife
4 – Paróquia Nossa Senhora da Paz – Afogados – Recife
5 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Janga – Paulista
6 – Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Piedade – Jaboatão dos Guararapes
7-  Paróquia São Judas Tadeu – Cajueiro – Recife
8 – Paróquia São José – São José – Recife
9 – Paróquia Nossa Senhora da Apresentação – Escada
10 – Paróquia Nossa Senhora da Soledade – Soledade – Recife
11 – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Moreno
12 – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Nova Descoberta – Recife
13 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Tejipió – Recife
E todas elas já foram contempladas com a visita.
O território arquidiocesano foi dividido em sete microrregiões: Cabo, Olinda, Vitória, Recife Norte 1 e Recife Norte 2, Recife Sul 1 e Recife Sul 2. Os chamados Vicariatos Episcopais têm o objetivo de facilitar a administração e a assistência pastoral e espiritual aos fiéis das 115 paróquias da Arquidiocese.
Foi criado também o vicariato pessoal dedicado à vida religiosa e consagrada. Além de 13 comissões de pastorais (Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Laicato, Ação Missionária e Cooperação Interclesial, Animação Bíblico-Catequética, Liturgia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; Comunicação Social, Vida e Família, Doutrina da Fé, Cultura, Educação e Juventude). As comissões também estão sendo implantadas nos vicariatos e paróquias.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário