quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Paróquias rendem graças a Virgem da Conceição


Em Pernambuco, dezembro também é mariano. Fiéis aguardam com ansiedade o último mês e a cada ano a devoção aumenta. Neste período, eles recorrem ao doce e materno olhar de Nossa Senhora da Conceição. A Arquidiocese de Olinda e Recife possui sete paróquias dedicadas à Mãe de Deus. Cinco delas no Recife (Casa Amarela, Beberibe, Iputinga, Barro e Mangueira) e duas na Região Metropolitana (Olinda e Moreno). Os novenários começam nesta semana.

MORRO DA CONCEIÇÃO – CASA AMARELA
1467302_624541060942607_1313280091_nA mais conhecida e tradicional festividade em honra de Nossa Senhora da Conceição encontra-se no Morro de mesmo nome, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Milhares de pessoas sobem o Morro para agradecer e pedir graças pela intercessão de Maria. A festa chega a 109ª edição e traz o tema “Maria Modelo da Fé”, recordando o Ano da Fé (2012-2013) proclamado pelo então papa Bento XVI. As comemorações tem início nesta sexta-feira, 29, com a Procissão da Bandeira cuja concentração será no Sítio da Trindade, Zona Norte do Recife, às 17h, com saída prevista para as 18h. A caminhada vai seguir pela Estrada do Arraial até a Rua Padre Lemos, vira à direita na Rua Pedro Allain cruza a Avenida Norte e sobe o Morro da Conceição pela Rua Itaquatiara, por onde os ônibus sobem.  Logo após a procissão, será realizada a Missa de abertura oficial da festa, no Morro da Conceição, presidida pelo bispo emérito da Diocese de Nazaré da Mata – PE, Dom Jorge Tobias.
A Festa de Nossa Senhora da Conceição homenageará este ano a Irmã Maria Apolônia de Carvalho, por ser uma mulher de fé e pelos serviços prestados a comunidade católica através do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Olinda e Recife e a Rádio Olinda por ser uma Instituição de fé e pela atividade na radiodifusão e comunicação pernambucana. Elas receberão a homenagem em missa solene no próximo domingo, dia 01.
Em 2013, a Festa será marcada pelo gesto concreto da construção da Igreja de São José Operário, que terá sede na Rua Alto José Bonifácio, no bairro de mesmo nome, Zona Norte do Recife. Entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro, alguns padres estarão durante todo o dia recebendo os fiéis para confissão.
O novenário segue até o dia 8 de dezembro. Sete Missas serão celebradas (0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h e 18h). A Procissão do Andor com a imagem da santa sairá do Forte do Brum e seguirá até o Morro. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidirá a Missa Solene de encerramento das festividades.
Mais informações podem ser obtidas no blog http://festamorrodaconceicao.blogspot.com.br e na fanpage da Festa do Morro.

Paróquia Nossa Senhora da ConceiçãoPraça da Conceição, 174 – Casa Amarela – Morro da Conceição – Recife
Tel.: (81)3268-9255

BEBERIBE 
Com o tema “Minha Igreja, minha casa?”, a Paróquia de Beberibe celebra Novenário em honra da padroeira. A festa começa nesta quinta-feira, 28, a partir das 18h, com carreata com a Bandeira saindo da Comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro de Dois Unidos. Na Igreja Matriz, os fiéis participam do Ofício de Nossa Senhora e da Missa. Durante a celebração, o administrador paroquial, frei Rosivaldo Torres, abençoará a imagem da padroeira que foi restaurada.
A programação durante as festividades iniciam sempre às 18h30 com o Ofício da Imaculada Conceição. A Celebração Eucarística ocorre em seguida e terá a presidência de sacerdotes convidados. Nos fins de semana (29 e 30 de novembro, 01, 06, 07 e 08 de dezembro) haverá louvor após as Missas. O frei Damião Silva e banda realizam show no dia 6 de dezembro.
“Uma história de amor e devoção há mais de IV séculos”, no dia 8 de dezembro, a Igreja Matriz abre as portas com o nascer do dia. A programação será intensa. A primeira Missa começa às 5h.  A Alvorada Festiva está marcada para às 6h30. O café comunitário será às 8h. O arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, presidirá a Solene Celebração Eucarística às 9h. A Missa será transmitida pelas rádios Olinda AM e Clube FM. O Ofício da Imaculada Conceição será meditado em três momentos às 8h, 12h e 15h. Haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento a partir das 14h. A procissão sairá às 16h e percorrerá as avenidas Presidente Kennedy, Perimetral, Beberibe até chegar à Praça da Convenção. A Missa com a Bênção do Santíssimo Sacramento começa às 18h.
Frei Rosivaldo Torres e Ministério Soul Discípulo iniciam louvor às 20h. Já às 20h30, a cantora Adriana fará show de encerramento.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Praça da Convenção, 107 – Beberibe – Recife
Tel.: (81) 3449-0521

MORENO
1455135_620175478045614_301869319_nNa cidade de Moreno, Região Metropolitana do Recife, a Festa de Nossa Senhora da Conceição tem início nesta quinta-feira, 28. A programação começou logo cedo com Missa às 7h. A Procissão da Bandeira sairá às 18h30 da residência do casal José Roberto e Silvânia Cristina (Rua Joaquim Nabuco, 272, ABC). Em seguida, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padre Deonilson Nogueira, presidirá a Celebração Eucarística. O tema que será refletido é “Bendita és tu entre as mulheres!”
A programação da festa contempla momentos de missão e participação dos jovens. Entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, as atividades serão Missa às 7h em uma das capelas da paróquia. Haverá missão envolvendo a juventude às 9h e às 14h. Já às 18h30, uma procissão sairá da comunidade contemplada com a ação missionária até a Igreja Matriz onde será celebrada a Missa. No domingo, 1 de dezembro, a procissão sairá às 18h30 da Capela Nossa Senhora das Graças, comunidade da Inabi. Durante o Novenário, haverá Missa dedicada às crianças e Casamento Comunitário.
No dia, 8, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, haverá três Missas (7h, 10h e 18h). A Missa das 10h também será em comemoração pelos sete anos das Irmãs Ursulinas na cidade. O celebrante será o vigário episcopal do Vicariato Recife Norte 2, monsenhor Sérgio Monteiro. Os devotos seguirão em procissão com a imagem da padroeira de Moreno às 16h30. O percurso será feito pelas principais ruas do município. A Missa Solene de encerramento das festividades será às 18h. Preside a celebração o vigário episcopal do Vicariato Vitória e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Moreno, monsenhor Maurício Diniz.
Mais informações através do Facebook da paróquia.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Av. Sofrânio Portela, 3503 – Centro - Moreno
Tel.:  (81) 3535-3233

CIDADE TABAJARA – OLINDA
tabajara2Os fiéis da Cidade Tabajara, em Olinda, celebram a 29ª Festa de Nossa Senhora da Conceição. Este ano  as comemorações tem um motivo especial.  No dia 31 de maio deste ano, a comunidade foi elevada à paróquia. Este é o primeiro ano das comemorações em honra de Nossa Senhora após a instalação canônica. As festividades têm início nesta sexta-feira, 29, com a Procissão da Bandeira saindo da residência do casal Flávio Nunes e Daniela Barbosa (Rua Tabaiares, 82). Em seguida, Missa presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Janga, padre Fábio Paz. Diariamente haverá celebração da Santa Missa às 19h presidida por padres convidados.
O dia 8 de dezembro começa com a Missa da Aurora às 4h. Após a celebração, os devotos são convidados a participar do café da manhã comunitário. A Alvorada Festiva e o Ofício da Imaculada Conceição às 6h. A tradicional procissão percorrerá as ruas do bairro a partir das 16h. Em seguida, o administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Anistaine Soares, presidirá a Missa de encerramento do novenário.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Avenida Potiguar, 200 – Cidade Tabajara – Olinda
Tel.: 3371-9053

IPUTINGA
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Rua Virgínio Marques, 84 – Iputinga – Recife
Tel.: (81) 3271-4613

MANGUEIRA
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Rua Luiz de França da Costa Cabral, s/n – Mangueira – Recife
Tel.: (81) 3428-1825

BARRO
Paróquia Nossa Senhora da ConceiçãoRua André de Albuquerque, 68 – Barro – Recife
Tel.: 3251-1618

Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário