quinta-feira, 20 de março de 2014

O que é a verdade e como alcançá-la na vida


Agir de forma autêntica supõe sempre mudança de mentalidade, uma nova relação com o próximo.
Por Dom Paulo Mendes Peixoto*
No dicionário, podemos encontrar que a verdade significa “estar de acordo com os fatos ou com a realidade”. Pode ser também fidelidade às origens ou a um determinado padrão. Ela aparece dentro de um sistema de valores, que não admite nenhuma mentira e tem a certeza com o critério de sua própria e real identidade.

Dizemos que Deus é a verdade absoluta e, com isso, nos damos certeza na realização de seus planos, conduzindo-nos para a chamada "terra prometida". São planos de vida verdadeira, contra a exploração e as atitudes que levam à morte. Planos de libertação e não de opressão e condenação. Construir a verdade é conquistar um mundo novo, sem mentiras e nem exploração.

A verdade é diferente de legalismo, porque não dificulta a aproximação e nem o diálogo, proporcionando possibilidades de vida comunitária. Podemos dizer que a pessoa justa é também verdadeira e, com isso, consegue amar com mais profundidade, provocando em todas as pessoas um mundo de mais esperança para o futuro.

Para se ter uma vida saudável, é necessário superar todos os tipos de escravidão, vivendo em processo de libertação constante. Acima de tudo deve estar a verdade, a identidade do cristão e do cidadão. Sabemos que não é fácil ser verdadeiro numa cultura marcada pela força da mentira, que causa desânimo nos que querem ser verdadeiros.

O itinerário da vida, com honestidade, pode causar insegurança, perigo, cansaço, tensão, mas não podemos perder a resistência e o ânimo na caminhada. Chegamos até a dizer de uma "utopia da verdade", mas deve ser sempre uma conquista. Somente a certeza da presença de Deus será capaz de nos garantir a vida assentada na verdade.

Agir de forma verdadeira e autêntica supõe sempre total mudança de mentalidade, de entrar em uma nova relação com o próximo, derrubando barreiras e diferenças e se deixando guiar pelo Espírito da verdade. Nesse contexto, a esperança não nos decepciona, porque firma os nossos passos e não nos deixa na confusão e nem desapontados, perdidos na história da vida.

CNBB, 19-03-2014.
*Dom Paulo Mendes Peixoto é arcebispo de Uberaba (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário