quinta-feira, 20 de março de 2014

Papa Francisco acolhe a renúncia de Dom Genival e nomeia Bispo de Palmares


Dom genivalFoi
 comunicado na manhã desta quarta feira (19/03) no Boletim de Imprensa da Santa Sé, que o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia de Dom Genival Saraiva de França do ofício de Bispo da Diocese de Palmares, de acordo com os cânones 411 e 401 (Parágrafo 1o) do Código do Direito Canônico. Dom Genival completou 75 anos em abril de 2013, idade em que o bispo deve apresentar a sua renúncia.
Além de Bispo de Palmares, Dom Genival foi também Secretário do Regional Nordeste 2 e, atualmente, preside o Regional.
O Santo Padre nomeou Bispo da Diocese de Palmares (PE), Dom Henrique Soares da Costa, até agora titular de Acúfida  e Bispo Auxiliar de Aracaju.
 
Bispo Henrique Soares da Costa
 
dom_henrique_3Bispo Soares da Costa, que nasceu 11 abril de 1963, na cidade de Penedo (Alagoas). Estudou Filosofia na Universidade Federal de Alagoas (1981-1983) e de teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, obtendo a licenciatura em Teologia Dogmática (1990-1994).
Em 15 de agosto de 1992, foi ordenado sacerdote e foi incardinado na Arquidiocese de Maceió, onde ele foi, então, os seguintes cargos: Seminário Arquidiocesano instrutor, professor de teologia em vários seminários e institutos, capelão do Mosteiro da Santíssima Trindade das Irmãs Servas da Santíssima Trindade de Rovigo, Vigário Episcopal para os Leigos da Arquidiocese de Maceió, Reitor da Igreja de Nossa Senhora do Livramento , em Maceió, a Canon do subsolo Catedral capítulo; Membro Suplente do Conselho de Cultura do Estado de Alagoas, Membro do Conselho Presbiteral, Chefe para os diáconos permanentes e diaconal Colégio Arquidiocesano, Coordenador da Comissão Arquidiocesana para a Educação Política.

Em 1 de abril de 2009, ele foi nomeado Bispo titular de Acúfida e bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Recebeu a sua consagração episcopal em 19 de junho do mesmo ano.
Fonte: CNBB NE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário