sexta-feira, 4 de abril de 2014

'A oração é luta'


'A oração muda o nosso coração. Faz-nos entender melhor como é o nosso Deus'.
"A oração muda o nosso coração. Faz-nos entender melhor como é o nosso Deus." Aqui, somos conduzidos ao coração da experiência da oração, que é luta, relação, trabalho do coração na escuta da Palavra de Deus.

A reflexão é do teólogo leigo italiano Christian Albini, coordenador do Centro de Espiritualidade da diocese de Crema, na Itália, e sócio-fundador da Associação Viandanti.
Eis o texto:

Rezar não é dizer orações, não é recitar fórmulas. A homilia do Papa Francisco dessa quinta-feira, 3 de abril, é extraordinária, porque é um pequeno tratado espiritual sobre a oração à luz da Palavra de Deus.

O diálogo de Moisés com Deus no Monte Sinai esteve no centro da homilia do papa. Deus quer punir o seu povo porque se fez um ídolo, o bezerro de ouro. Moisés reza com força ao Senhor para que repense: "Essa oração é uma verdadeira luta com Deus. Uma luta do líder do povo para salvar o seu povo, que é o povo de Deus. E Moisés fala livremente diante do Senhor e nos ensina como rezar, sem medo, livremente, até mesmo com insistência. Moisés insiste. É corajoso. A oração deve ser também um negociar com Deus, trazendo "argumentações", explica o Papa Francisco.

No fim, Moisés convence Deus, e a leitura diz que "o Senhor se arrependeu do mal que tinha ameaçado fazer ao seu povo". "Mas – pergunta-se o papa – o que mudou aqui? O Senhor mudou? Acho que não."

"O que mudou foi Moisés, porque Moisés acreditava que o Senhor faria isto: acreditava que o Senhor destruiria o povo, e ele busca, na sua memória, como o Senhor tinha sido bom com o seu povo, como o tinha tirado da escravidão no Egito e levado adiante com uma promessa. E, com essas argumentações, busca convencer a Deus, mas, nesse processo, ele reencontra a memória do seu povo e encontra a misericórdia de Deus. Esse Moisés, que tinha medo, medo de que Deus fizesse tal coisa, no fim, desce do monte com uma coisa grande no coração: o nosso Deus é misericordioso. Sabe perdoar. Volta atrás nas suas decisões. É um Pai."

"Tudo isso Moisés sabia, mas o sabia mais ou menos obscuramente e, na oração, o reencontra. É isso que a oração faz em nós: muda-nos o coração", observa o Papa Francisco.

"A oração muda o nosso coração. Faz-nos entender melhor como é o nosso Deus."

Aqui, somos conduzidos ao coração da experiência da oração, que é luta, relação, trabalho do coração na escuta da Palavra de Deus.
Sperare per Tutti, 03-04-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário