domingo, 15 de junho de 2014

Futuros diáconos recebem ministérios de Leitorato e Acolitato neste domingo


diáconos
Os nove futuros diáconos permanentes da Arquidiocese de Olinda e Recife receberão neste domingo (15) os ministérios de Leitorato e Acolitato. Sob a presidência do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a celebração será a primeira das três exigidas aos postulantes ao Sacramento da Ordem, no grau do diaconato. O rito será realizado na Igreja Catedral Sé de Olinda, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelas rádios Olinda AM 1030 e Clube FM 99.1.
Os ministérios de Leitorato e Acolitato tornarão os futuros diáconos ministros ordinários da Palavra e do Altar. Os ministérios remontam a uma antiga tradição da Igreja. São necessários para aqueles que receberão as ordens sagradas, ou seja, o diaconato e presbiterado (sacerdócio).
O leitor é instituído para fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica tanto na missa como nos outros atos sagrados. Incutida no ministério de leitor está a missão de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos.
O acólito é instituído para ajudar, neste caso, o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro ordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos.
A próxima etapa antes da ordenação, que está marcada para o dia 10 de agosto, será o rito de admissão ao estado clerical. Na celebração, que também ocorrerá na Igreja Catedral, no dia 6 de julho, os futuros diáconos farão a profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja, e assim serão oficialmente agregados ao clero da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Receberão os ministérios Luis Albérico, 53 anos, da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação – Escada; Jaime Bomfim, 41 anos, Paróquia Nossa Senhora do Pilar – Itamaracá; Hugo da Silva, 43 anos, Paróquia São Sebastião – Vasco da Gama; Severino Delfino, 64 anos, Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Vitória de Santo Antão; Maurício de Oliveira, 40 anos, Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Torre; Florismundo Roderick, 51 anos, Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Paratibe; Ipojucan Rocha, 64 anos, Paróquia Nossa Senhora das Candeias – Candeias; João Alves, 58 anos, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Curado; Edvaldo Caetano, 52 anos, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Jardim São Paulo.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário