quinta-feira, 10 de julho de 2014

Diplomacia da Igreja


'Líderes religiosos estão agora utilizando a sua autoridade moral para persuadir os líderes em situações de conflito.'
Os líderes das Igrejas cristãs estão se tornando os pacificadores mais ativos no mundo? Apenas uma semana depois de o presidente Peres, de Israel, e do presidente palestino, Mahmoud Abbas, aceitarem o convite do papa para rezar junto a ele em Roma, o arcebispo de Canterbury fez uma dramática visita à Nigéria para rezar com o presidente Goodluck Jonathan e incentivá-lo a fazer todos os esforços para encontrar as alunas sequestradas pela organização terrorista Boko Haram.
A viagem improvisada do arcebispo aconteceu logo depois de uma visita ao Paquistão, onde ele visitou uma pequena comunidade cristã em dificuldade e elogiou os seus esforços para criar laços mais estreitos com a comunidade muçulmana de uma maneira geral, apesar dos ataques regulares por militantes, das ameaças de violência da multidão e do aumento do uso das notórias leis de blasfêmia que expulsam os cristãos da sua terra e de sua propriedade.
Os dois homens, ambos novos em seus postos de trabalho e com agendas novas que colocam uma ênfase considerável sobre a paz e a reconciliação, têm sido cada vez mais ativos na abordagem de conflitos que desafiam os esforços de resolução por parte dos líderes políticos do mundo. Apesar de insistirem que não estão assumindo papéis políticos e cautelosos no emaranhado da diplomacia global, tanto o Papa Francisco quanto o reverendíssimo Justin Welby têm se mostrado hábeis para usar a sua enorme autoridade moral para melhorar o clima político e persuadir os líderes em situações de conflito para reverem as propostas de paz.
Isso ficou demonstrado de forma dramática em Roma no início de junho, quando o presidente Shimon Peres, de Israel, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, chegaram ao Vaticano para uma cerimônia formal para plantar oliveiras - os antigos símbolos da paz. Com as câmeras de todo o mundo observando, ambos os homens cumprimentaram-se e beijaram-se antes de jogarem uma pá de terra ao redor das raízes das árvores. Vindos após o colapso das conversações políticas formais entre israelenses e palestinos sobre a paz, os gestos eram quase tão surpreendentes quanto o famoso aperto de mão há 21 anos entre Yasser Arafat e Yitzhak Rabin no gramado da Casa Branca enquanto o presidente Clinton selava os acordos de paz de Oslo.
O papa pode não ser um político, mas, ao longo do ano passado, ele demonstrou um toque extraordinariamente hábil no uso de gestos e símbolos para sublinhar as mensagens que ele quer transmitir. Isso ficou particularmente evidente durante a sua visita à Terra Santa. Em uma imagem que vai definir o seu papado, ele fez uma pausa para abaixar a cabeça em oração e apertou a mão contra o concreto coberto de pichações do gigantesco "muro da separação" de Israel - a barreira construída para selar Israel de fora da Cisjordânia ocupada. Como seus assessores mais tarde admitiram, foi uma declaração silenciosa contra um símbolo de divisão e conflito.
Os palestinos ficaram encantados, sentindo que o pontífice tinha chamado a atenção para a sua situação de uma forma que Israel foi obrigado a reconhecer. O governo israelense estava visivelmente irritado, mas respondeu diplomaticamente. Mas o gesto, então, tornou impossível para qualquer um dos lados recusar o convite do papa aos líderes de Israel e da Palestina para se unir a ele em Roma a fim de rezar pela paz.
No momento em que o papa estava em Jerusalém, o arcebispo estava em Lahore, atendendo bispos e líderes de outras comunidades de fé minoritárias no Paquistão. Sua visita, que faz parte de seu plano para visitar os primazes de todas as 38 províncias da Igreja Anglicana em todo o mundo no início de seu mandato, também foi carregada de simbolismo. Ela aconteceu apenas alguns meses depois de um ataque devastador feito por dois homens-bomba em uma igreja em Peshawar, que matou e feriu mais de 230 fiéis, e em meio a tensões sobre as crescentes ameaças de militantes islâmicos contra o Estado paquistanês e especialmente as pequenas comunidades não muçulmanas.
Em um alegre culto matinal na imponente catedral anglicana em estilo gótico em Lahore, ele elogiou os cristãos do Paquistão por sua firmeza diante de tais ameaças. Ele disse que o trabalho que eles fazem para administrar faculdades, clínicas de saúde e até mesmo uma escola especial para crianças com dificuldades de aprendizagem (um serviço não oferecido pelo Estado), abertos a todos e esmagadoramente atendendo estudantes muçulmanos, é um exemplo de serviço cristão em ação.
Não havia dúvida do risco político que ele correu ao fazer a visita. Em uma hedionda coincidência, enquanto o arcebispo estava ouvindo apelos comovidos dos bispos do Paquistão pelo direito de liberdade religiosa e segurança, no mesmo momento, apenas algumas ruas de distância, o corpo de uma jovem grávida estava caído no chão, um pouco fora da Alta Corte de Lahore, seu rosto e cabeça esmagados por tijolos arremessados ​​contra ela por sua família.
A mulher e seu marido tinham ido ao tribunal para fazer um juramento de que tinham casado por sua livre vontade, apesar da oposição do pai da noiva. Todos os anos, acontecem cerca de 900 assassinatos "de honra" de mulheres por suas famílias. Não poderia haver exemplo mais terrível dos perigos do ódio, da ignorância e do fanatismo que agora estão tomando conta do Paquistão.
A segurança foi extremamente rigorosa para a visita do arcebispo: carros blindados foram usados ​​para transportar ele e sua esposa. Foi uma precaução que apenas uma semana depois mostrou ter sido justificada. Em Karachi, onde um pequeno grupo do Palácio de Lambeth ficou por uma noite, ocorreram tumultos, alguns dias depois, após a prisão em Londres de um líder político exilado que controla milícias poderosas na explosiva cidade. O edifício do alto comissariado britânico de lá, onde o arcebispo ficou, foi fechado e evacuado. Três dias depois, militantes invadiram o aeroporto de Carachi, de onde ele já havia voado para Bangladesh, matando funcionários e forçando o fechamento do aeroporto.
O processo de paz e de reconciliação - dentro da Igreja Anglicana e entre os principais grupos religiosos do mundo - foram as prioridades declaradas por Justin Welby a partir do momento em que ele tornou-se arcebispo. Ele é bem qualificado para o papel. Como um executivo do ramo do petróleo que visitou a Nigéria muitas vezes antes de sua ordenação, ele viu em primeira mão o conflito que assola cristãos e muçulmanos no centro da Nigéria, que agora está tendo consequências mortais. Como ex-diretor do Centro de Reconciliação da catedral de Coventry, ele já conduziu delicadas negociações entre grupos militantes em um esforço para libertar reféns, muitas vezes arriscando a própria vida.
Ao chegar ao Palácio de Lambeth, nomeou o cônego David Porter, um irlandês que o sucedeu em Coventry, como seu diretor de reconciliação. E, juntos, eles se concentraram em muitos dos conflitos mais difíceis do mundo. As máquinas e as estratégias para a reconciliação estão agora em vigor no Palácio de Lambeth.
O papa também fez chegar, especialmente para os pobres, um foco de seu papado, e pronunciou-se fortemente a favor de uma maior justiça e oportunidade para os oprimidos que vivem nas favelas do mundo. Ele também reorganizou a burocracia do Vaticano, nomeando cardeais de sua confiança para realizar as prioridades por ele estabelecidas.
Os dois homens, com influência sobre um grande número de cristãos nominais e os seus líderes políticos, agora olham em conjunto para fazer a execução do processo de paz. Ambos estão determinados a acabar com a deterioração das relações entre cristãos e muçulmanos ao redor do mundo. E ambos não têm medo de falar, de forma inequívoca, condenando a violência e o preconceito. O Revmo. Justin Welby chamou o apedrejamento da mulher em Lahore de um "linchamento revoltante" e disse que tinha ficado "completamente horrorizado". Ele também chamou o sequestro das estudantes nigerianas de um "ato atroz e imperdoável".
Os líderes da Igreja não está tentando suplantar os negociadores ou políticos das Nações Unidas cuja responsabilidade é manter a segurança global. Mas no momento em que os líderes mundiais parecem paralisados diante de seus problemas mais intratáveis ​​- pobreza, injustiça, conflitos étnicos e guerras civis - talvez a Igreja esteja redescobrindo um papel que poderia torná-la uma formidável força política, bem como moral: o papel de defender causas humanitárias e punir aqueles que não conseguem tomar uma posição contra a guerra, o conflito e a violência.
Diplomat, 08-07-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário