segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Papa alerta para tentações que atingem cristãos


Na Ásia, Francisco alerta para os perigos do relativismo, da superficialidade e da fé concentrada em si mesmo.
Seul, Coreia - O papa Francisco alertou nesse domingo (17), perante 68 bispos de 35 países asiáticos, para três "tentações" que o espírito do mundo introduz na identidade cristã: Relativismo, superficialidade e uma fé concentrada em si mesmo. Na Ásia, vive 60% da população mundial. É um continente jovem e por ele passa o futuro do mundo e também da Igreja, que, apesar de minoritária, está a crescer.

Neste contexto, o diálogo é fundamental, mas pode correr mal se a identidade de quem dialoga não for sólida, afirmou Francisco, no Santuário de Haemi. "Se queremos comunicar de forma livre, franca e frutuosa com os outros, devemos ter bem claro aquilo que somos, aquilo que Deus fez por nós e aquilo que Ele exige de nós. E se a nossa comunicação não quer ser um monólogo, deve haver abertura de mente e coração para aceitar indivíduos e culturas", disse.

Três tentações

O papa alertou para as três tentações que o "espírito do mundo" introduz na identidade cristã. A primeira é o "deslumbramento enganador do relativismo", que ofusca a verdade, impelindo os cristãos para "as areias movediças da confusão e do desespero". "É uma tentação que, no mundo atual, atinge também as comunidades cristãs, levando as pessoas a esquecerem-se de que, 'subjacentes a todas as transformações, há muitas coisas que não mudam, cujo último fundamento é Cristo, o mesmo ontem, hoje e para sempre'".

A segunda tentação, para Francisco, é a "superficialidade" e a tendência para os cristãos se entreterem com as "coisas de moda, quinquilharias e distrações, em vez de se dedicarem ao que realmente vale a pena". Essa "superficialidade", própria de uma "cultura que exalta o efêmero e oferece numerosos lugares de evasão e fuga", existe mesmo entre os pastores quando, por exemplo, se fascinam por "programas pastorais" e "teorias", em vez do "encontro direto e frutuoso com os fiéis, especialmente os jovens".

A "terceira tentação" é a "aparente segurança de se esconder atrás de respostas fáceis, frases feitas, leis e regulamentos". Para o papa, a fé "não se concentra em si mesma, mas tende a sair" ao encontro dos outros: "faz nascer o testemunho, gera a missão". Por isso, disse o papa aos bispos asiáticos, o autêntico diálogo implica simplicidade e deve ser sincero, honesto e sem presunção.

"Quando olhamos para o grande Continente Asiático, com a sua vasta extensão de terras, as suas antigas culturas e tradições, tomamos consciência de que, no plano de Deus, as vossas comunidades cristãs são verdadeiramente um 'pusillus grex', um pequeno rebanho, ao qual, porém, foi confiada a missão de levar a luz do Evangelho até aos confins da terra."
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário