segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A evangelização para a paz


Passados mais de 2 mil anos do nascimento de Jesus, a Igreja o apresentpela violência.
É preciso que a Igreja seja a anunciadora da mensagem de Cristo.
Por Dom Messias dos Reis Silveira*

O final do ano vai chegando. Um clima natalino vai se difundindo entre todas as pessoas e meios. O comércio se movimenta para atender aos presenteadores que buscam simbolismos para entregá-los às pessoas amadas. Todo esse ritmo acelerado envolto em um clima de muita alegria está fundado naquele que o Profeta Isaias chamou de “Príncipe da paz” (Is 9,5). O dom da paz veio, se fez carne e habitou entre nós (Cf Jo 1,14). Jesus trabalhou para a implantação de uma cultura da paz na sociedade. Após a sua morte, tendo ressuscitado, ele entregava com ternura o dom da paz especialmente aos que estavam desesperançados.

Passados mais de 2 mil anos do nascimento do Divino Salvador, a Igreja o apresenta para a sociedade, marcada por muitas violências, certa de que Ele é a nossa paz (Cf Ef 2,14). Chegando ao final do ano começam a se moverem de novo as portas de entrada para o Natal despertando a humanidade para que se deixe de novo ser visitada pelo grande mistério de Deus que gera a paz.

A Igreja no Brasil, no embalo da mística da preparação para o Natal, realiza a Campanha de Evangelização, neste ano com o tema “Cristo é nossa paz” (Ef 2,14). Evangelizar para a paz é uma necessidade urgente, pois crescem variadas expressões de violências em todos os setores da sociedade. Não se pode negar que estamos num tempo de crises que se expressa no ambiente familiar onde os pais não conseguem transmitir valores para os filhos e em variados setores da sociedade. Até mesmo o sentido de família passa por crise ao se encontrar diante de novas estruturas e desafios que reclamam para si o significado de família. A crise adentra o mundo da juventude que vive sem rumo, sem saber se terá um futuro garantido profissionalmente. É grande o número de jovens que se encontra mergulhado na pobreza. Existe no mundo econômico uma busca intensa pelo lucro levando o ser humano a ser tratado em vista do consumo. A Democracia está fragilizada, pois até mesmo a liberdade religiosa sofre ataques em determinadas regiões.

É preciso que a Igreja em saída (EG 20) com alegria seja a grande anunciadora da mensagem de Jesus marcando a saciedade com o dom da paz.
CNBB, 12-12-2014.
*Dom Messias dos Reis Silveira é bispo de Uruaçu (GO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário