terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Por que honramos a Eucaristia?



Por que honramos a Eucaristia?
Quem recebe a comunhão eucarística deve estar em estado de graça, pois a Eucaristia contém o próprio Cristo Senhor, que nela se oferece e é recebido mediante os sinais do pão e do vinho consagrados.


Pela Eucaristia, a Igreja vive e cresce continuamente. A Eucaristia é o memorial da morte e da ressurreição do Senhor, confiado à Igreja, pelo qual se perpetua, pelos séculos, o sacrifício da cruz.


Os fiéis têm em máxima honra a Eucaristia e, por isso, buscam participar ativamente da celebração eucarística, recebê-la muitas vezes, com a máxima devoção e presta-lhe culto de suprema adoração.


A Eucaristia é a presença real de nosso Senhor Jesus Cristo. A Eucaristia significa e realiza a unidade do povo de Deus; é o ápice e a fonte de todo o culto e da vida cristã.


Uma vez que Cristo mesmo está presente no sacramento do altar, também depois da celebração da Missa, é preciso honrá-lo com um culto de adoração.


“A visita ao Santíssimo sacramento é uma prova e gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor” (CIC 1418).


Fonte de pesquisa: CNBB e Catecismo da Igreja Católica


Por que chamamos a Mãe de Jesus de Nossa Senhora?


Por que chamamos a Mãe de Jesus de Nossa Senhora?

A palavra senhor, em nossa linguagem cotidiana, é usada como um tratamento respeitoso, dado a algumas pessoas, como aos pais, professores e autoridades. Na idade média, São Bernardo, vendo como cada “senhor” apresentava sua “senhora”, recordou que Jesus nos deu uma “Senhora” para amparar a todos.


Desde então, Maria é chamada de “Nossa Senhora”. Trata-se de um título de devoção popular. A mãe de Jesus, como toda a certeza, merece esse respeito e, por isso, a designamos comumente como Senhora, sem qualquer conotação do sentido especificamente bíblico do termo Senhor.


Maria foi a grande escolhida por Deus para cooperar com seu plano de salvação, foi chamada a ser a mãe do Redentor e deu o seu sim. É senhora, é Admirável e a mãe de Deus e nossa mãe.


Na Sagrada Escritura, este termo tem um sentido muito maior. Senhor é o nome próprio para designar o Deus de Israel, desde que se revelou a Moisés como Iavé, “aquele que é”, traduziu na versão grega dos livros do Antigo Testamento por Kyrios, “Senhor”. No Novo Testamento, Jesus é chamado Senhor por aqueles que dele se aproximam com respeito e confiança em seu poder de ajuda e cura. Nos encontros com Jesus Ressuscitado, o termo Senhor aparece como expressão de adoração: “Meu Senhor e eu Deus” (Jô 20,28).


Pode ser “de condição divina” (Fl 2,6), Jesus é o Senhor, digno do mesmo poder, honra e glória devidos ao Pai. Ele é o Senhor da vida e da história. A ele a Igreja invoca: “Amém, vem Senhor Jesus!” (Ap 22,20). O nome Senhor indica, portanto, a soberania divina. Quem confessa ou invoca Jesus como Senhor demonstra que crê em sua divindade.


“Ninguém pode dizer Jesus é o Senhor a não ser no Espírito Santo” (1 Cor 12,3).

Louvor a Deus

Louvor a Deus


A bíblia é a Carta de Amor que Deus escreveu para nós. Em cada página encontramos ricas histórias, ensinamentos que direcionam os nossos passos. Em Jo, 17,17 lemos: “Santifica-os pela verdade. A Tua palavra é a verdade”.


A palavra de Deus é Vida para nossa vida, Luz forte que brilha nas trevas. O poder da Palavra de Deus faz cair as barreiras que julgamos impossíveis. Naqueles momentos que não vemos saída, que nada parece dar certo é que, de repente, algo acontece e as portas se abrem trazendo as soluções para cada situação. Todo o peso vai embora e a paz inunda nosso coração. E o que é esse “de repente”? É o exato momento em que a graça de Deus se torna real aos nossos olhos. O Pai, a todo o momento, está nos dando provas de Seu amor eterno.


Temos muitos motivos para louvar a Deus, que nos concede toda a bênção e toda a graça. Deus nos criou a sua imagem e semelhança, e mesmo quando nossos primeiros pais, Adão e Eva, pecaram não nos abandonou ao nosso próprio destino. Como prova do Seu amor fiel, enviou Seu próprio Filho, Jesus Cristo, para que crendo Nele tenhamos vida.


Quando sentir a impressão de estar sozinho, lembre-se de Jesus. Repita com doçura este nome, porque nele existe poder. Você sentirá Ele preenchendo seus vazios, e surgirá o desejo louvá-lo pelo seu grande amor.


Oração:

Meu bom Deus, muito obrigado pelas bênçãos recebidas e pelo perdão pelos pecados cometidos. Consolai os aflitos e pacificai o nosso coração. Amém!

Exercite a fé!

12
"Esta pequena meditação é dirigida a quem esta sofrendo alguma doença do espírito, emoções ou corpo. O modo como Jesus curava continua sendo válido para todos os tempos, onde existirem pessoas doentes.


Entre as inúmeras curas de Jesus, uma chama a atenção de um modo todo especial. É a cura da mulher do fluxo de sangue.


Durante doze anos padeceu deste mal, e também gastou todo o seu dinheiro buscando a cura com diversos médicos. Tendo ouvido falar de Jesus, toma a decisão de procurá-lo.


O efeito deste encontro foi instantâneo: “aproximou-se dele por detrás e tocou-lhe a orla do manto; e no mesmo instante lhe parou o fluxo de sangue.” (Lc 8,44).


Como aconteceu esta cura?


-  Uma multidão seguia Jesus, e muitos esbarraram Nele. E somente a mulher do fluxo de sangue foi curada. Esta mulher tocou em Jesus certa de receber a cura.  A sua motivação foi a fé! Ela acreditava no poder de Jesus para curá-la. Não se deixou intimidar por nenhuma dificuldade. Ela entrou na multidão decidida a se aproximar de Jesus e tocar em suas vestes.


- A fé teve como ajuda um ponto de contacto: tocar na veste de Jesus. Alguns poderiam interpretar como superstição, crendice, simpatia…para esta mulher foi como uma alavanca para levantar a sua fé. Jesus não criticou este seu gesto, porque viu a grandeza da fé da mulher.


Como atualizar este evangelho para a nossa vida?


1. Aprendendo a orar com fé e ousadia, isto é, tomando posse do poder de Jesus. Por exemplo, colocando-se no lugar da mulher do fluxo de sangue, com a seguinte oração:


“Senhor Jesus, eu agora toco na Tua presença, aqui nesta oração, e eu creio que estas me curando.”


2. Esta oração pode ser feita também colocando a mão na enfermidade ou no peito.


3. Participando com uma atitude nova da Eucaristia. Quando comungamos recebemos Jesus Vivo, que toca em todo o nosso ser. Este é um momento especial do fluir da cura de Jesus, por isso devemos apresentar-lhe nossas necessidades. Ele quer nos curar. Basta crer, e Ele manifestará o Seu poder.


4. Visitar mais frequentemente o Sacrário. A qualquer momento, Jesus esta aí disponível para nos atender e abençoar.


Em nosso Santuário, e também pelos testemunhos da benção da água através do Programa Encontro com Cristo, tenho visto as pessoas exercitarem a fé neste poder de Jesus."


Pe. Alberto Gambarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário