sábado, 18 de julho de 2015

Muticom que debateu a "Ética nas comunicações" conclui-se este sábado


O MUTICOM reuniu cerca de 500 comunicadores de todo o Brasil - AFP
18/07/2015 07:08
Vitória (RV) – Conclui-se com a Santa Missa na parte da tarde deste sábado no Convento da Penha, o 9º Muticom Brasileiro de Comunicação que teve início em Vitória (ES) na última quarta-feira. Cerca de 500 comunicadores de todo Brasil estiveram reunidos nestes dias no Centro de Convenções da capital capixaba para palestras e grupos de trabalho que tiveram como tema central a “Ética nas Comunicações”. A abertura do evento foi realizada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela que no primeiro discurso do evento chamou a atenção de todos para a questão da crise ética: “Estamos vivendo um momento de crise na ética, e cabe a nós sermos bons comunicadores”, afirmou.
A primeira palestra do Muticom abordou o próprio tema do encontro, a “Ética nas Comunicações”, e foi ministrada pelo Doutor em Comunicação, Pe. Gildásio Mendes. Durante a apresentação, Pe. Gildásio destacou que o conteúdo publicado pelos internautas é reflexo da formação e educação pessoal, pois a internet não é uma consequência, mas uma causa.  O segundo dia de atividades do 9º Muticom começou com a Santa Missa presidida pelo Bispo auxiliar de Aparecida (SP) e Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Darci José Nicioli, e concelebrada pelos demais bispos e padres da Arquidiocese de Vitória.
Já o bispo alemão de Sttutgard, Dom Gebhard Fürst conversou com os jornalistas sobre Internet e Redes Sociais e na sequência a palestra com a professora Elizabeth Barros com o tema “A comunicação social e a construção ética do indivíduo”. Também discursou o bispo auxiliar da Diocese de Caxias do Sul (RS), Dom Leomar.  
No terceiro dia de atividades, sexta-feira o jornalista e professor Elson Faxina apresentou o tema sobre A Igreja Católica na mídia: análise do discurso. “Colocar os pés no barro”, foi esse o convite que Elson Faxina fez aos presentes. De acordo com ele, o comunicador deve conhecer a realidade da sua comunidade, saber da vida desse povo que trabalha na igreja, que vive a vida real dos mais necessitados.
Faxina questionou o modo como os católicos estão ocupando espaço na mídia. Para Faxina, “nós, os comunicadores de igreja, devemos mudar o foco da comunicação, e sermos missionários da comunicação”.
O jornalista Caco Barcelos também conversou com os participantes do encontro de comunicação e falou sobre o aspecto espetacular da notícia, acompanhado com alguns vídeos de aventuras que percorreu nestes 40 anos de profissão, na vida e alguns desafios bem complicados. Foi um encontro de reflexão, trocas de ideias e não apenas participação da palestra.
Neste sábado os trabalhos conclusivos com a apresentação de experiências de comunicação educativa.
Nós conversamos com alguns participantes provenientes de todo o Brasil, e pedimos a eles uma palavra final sobre o que levam deste encontro...
Ouvimos ainda o Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Darci José Nicioli que já tem o olhar para o 10º Muticom que será realizado em Joinvile, (SC) em 2017...
De Vitória para a Rádio Vaticano, Silvonei José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário