quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A Voz da Diocese


Na fragilidade de uma criança, está a força de Deus.
Por Dom José Gislon*
Estimados Diocesanos! Faltam poucos dias para celebrarmos o Santo Natal, e gostaria imensamente de poder falar a vocês de Jesus, para que vocês possam conhecê-lo, acolhê-lo no coração, na vida, na caminhada de fé, na família e na comunidade. Não apresento a vocês um guerreiro, mas um pacificador, aliás, o príncipe da paz, que traz consigo o poder, a força e o mistério de Deus, como também o amor, a ternura, a compaixão e a misericórdia do Pai. Alguém dotado dos poderes divinos porque Filho de Deus, mas que por amor a nós, assumiu a condição humana com toda a sua fragilidade.
Em Jesus menino, adolescente, jovem e adulto, o divino e o humano se integram para viver a realidade da nossa condição humana, tão bela porque somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Mas que ao mesmo tempo sofre as dores provocadas pela falta de justiça, de amor, de caridade, de compaixão e de misericórdia, que se manifestam nas relações interpessoais, no cuidado da vida e da vida da casa comum.
Na fragilidade humana, Jesus experimentou a exclusão, precisou nascer numa gruta, porque não havia lugar para seus pais na hospedaria. Foi colocado numa manjedoura como recém-nascido, por não ter havido um berço para acolhê-lo. E vivendo a experiência da fragilidade humana, pode sentir e valorizar o amor, o carinho e a ternura de uma família. Uma família em condições muito limitadas do ponto de vista econômico, porém enriquecida pela graça de Deus, porque na simplicidade não deixou faltar o amor, soube acolher e proteger a vida, mesmo em condições difíceis.
Pode acontecer que em meio a tantas preocupações, com o trabalho, com as férias e as festas, ou em arrumar a casa para receber as visitas, você ainda não tenha tido o tempo de colocar em dia a casa interior, isto é, o espaço do coração para acolher Jesus, e assim poder participar com a alegria dos anjos desta festa divina e humana, que une o céu e a terra, num júbilo de comunhão e de fraternidade, porque Deus está entre nós, na fragilidade, na força e na ternura de seu Filho Unigênito, nascido em Belém.
Desejo a todos um Feliz e Santo Natal!
CNBB 16-12-2015
*Dom José Gislon é bispo de Erexim (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário