sábado, 8 de junho de 2013

'Não existe fé sem a vida, e a vida sem fé'

Em um artigo intitulado "Crer é ir contra a corrente", dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá, no Estado do Paraná, fala que o Ano da Fé, em que estamos vivendo, nos chama para uma renovada conversão e renovação da nossa fé em Jesus Cristo como único Senhor e Salvador. Segundo o prelado, este é um caminho que fazemos a cada dia, recebendo todo o tipo de influência, onde o cristão é chamado a viver e reviver a sua fé, indo contra a corrente do mundo e das ideologias.
O arcebispo também citou algumas palavras do Papa Francisco, que ao falar dos desafios do ser cristão hoje disse: "A vereda da Igreja, bem como o nosso caminho cristão pessoal, nem sempre são fáceis. Seguir o Senhor, deixar que o seu Espírito transforme as nossas áreas de sombra, os nossos comportamentos em desarmonia com Deus e os nossos pecados, é um caminho que encontra muitos obstáculos fora de nós, no mundo e também dentro de nós mesmos, no coração. No entanto, as dificuldades, as tribulações fazem parte da senda para alcançar a glória de Deus. Por isso, não devemos desanimar.
Temos a força do Espírito para vencer estas tribulações". Ao mesmo tempo, continua o prelado, ninguém pode sentir-se sozinho neste caminho de fé. De acordo com dom Anuar, somos e formamos um corpo, uma comunidade, reunida em nome do Senhor.
Para ele, a razão da nossa perseverança vem da fé no Deus Conosco, no Senhor da vida e da História e ao lado desta consciência de que somos um povo a caminho, nasce também o dever de conhecer melhor a nossa fé. Dom Anuar ainda lembra que, ao abrir o Ano da Fé, o Papa Bento XVI dizia: "O cristão hoje muitas vezes não conhece nem mesmo o núcleo central da própria fé católica, do Credo, de modo a deixar espaço para um certo sincretismo e relativismo religioso, sem clareza sobre as verdades sobre as quais crer e sobre a singularidade salvífica do cristianismo.
Devemos voltar a Deus, ao Deus de Jesus Cristo, devemos redescobrir a mensagem do Evangelho, fazê-la entrar de modo mais profundo em nossas consciências e em nossa vida cotidiana." Muitas vezes, afirma Bento XVI, a fé , "é vivida de modo passivo e privado" e esse modo de ser está na base da "fratura" que existe entre fé e vida. Segundo o prelado, todo fiel, na e com a comunidade eclesial, deve sentir-se responsável pelo anúncio e pelo testemunho do Evangelho.
"A partir desta afirmação do Papa, não existe fé sem a vida, e a vida sem fé", completa dom Anuar. Por fim, o arcebispo ressalta que a capacidade de crer, não é um ornamento, algo agregado a nós, e sim é dom de Deus dado, doado a cada cristão para o bem dele e da comunidade. E para concluir ele recorda que, na oração do Ângelus no dia 16 de dezembro de 2007, o Papa Bento XVI disse: "A alegria cristã brota desta certeza: Deus está conosco, está comigo, na alegria e na dor, na saúde e na doença, como amigo e esposo fiel. E essa alegria permanece também na provação, no próprio sofrimento, e permanece não superficialmente, mas no profundo da pessoa que se entrega a Deus e n´Ele confia".
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário