sábado, 20 de julho de 2013

Dom Fernando recebe grupos de sacerdotes franceses que participam da Semana Missionária


Renata Gabrielle 958

Um intercâmbio. Assim, pode ser definido o encontro do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, com bispos os bispos Dom Jean- François Crozier (Diocese de Rodez – FRA) e Dom Guy André Marie de Kerimel (Diocese de Grenoble Vienne- FRA) e padres franceses. A audiência ocorreu nesta quarta-feira, 17, na Sede da Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.
Os religiosos fazem parte de duas delegações que vieram participar da Semana Missionária na Arquidiocese. Eles foram acolhidos pelas paróquias de Peixinhos e Casa Forte, onde participam de atividades missionárias, sociais e culturais.
Renata Gabrielle 943
Os franceses ficaram admirados com a alegria e quantidade de fiéis presentes na Festa de Nossa Senhora do Carmo, na terça-feira, 16. “Tocou-me a expressão das pessoas que é bem exteriorizada e ao mesmo tempo elas estão concentradas na celebração. A França é mais pudica e expressamos menos os nossos sentimentos”, destacou Dom Guy de Kerimel. Um sacerdote da mesma delegação afirmou: “Aqui vocês rezam como vocês são. É importante rezar com toda a dimensão do ser. Isso é bem brasileiro mesmo.”
Dom Fernando apresentou um breve histórico da arquidiocese composta por cerca de 4 milhões de habitantes e a estrutura organizacional. Relembrou fatos religiosos marcantes e do ex-arcebispo Dom Helder Camara.
Entre os assuntos debatidos no encontro estiveram as vocações tão escassas na Europa e a dificuldade de viver a fé na França. Dom Guy afirmou que a falta de vocações, sobretudo, nas dioceses rurais é uma preocupação para os bispos. “Temos muitos padres idosos e as vocações não aumentaram nos últimos anos. A cultura é muito secularizada. É quase proibido falar de Deus nas ruas”, disse.
Ao perguntarem sobre o número de seminaristas em Olinda e Recife, os peregrinos ficaram surpresos com a resposta e afirmaram “Vocês têm uma Igreja feliz”. Hoje, há 72 jovens nos seminários diocesanos desde o propedêutico até à Teologia.
Renata Gabrielle 951
Dom Jean- François revelou que os jovens franceses têm dificuldade em carregar consigo as questões da fé e dos valores cristãos. “Muitos deles afirmam que quando se é cristão, você se sente sozinho. Para os jovens, vir para encontros como a Jornada Mundial da Juventude é uma forma deles respirarem, refletirem sobre a fé e interagir com jovens de diversas partes do planeta.”
Mas há semelhanças entre a forma de evangelização dos dois países. Os franceses também estão fazendo missão no país. “Hoje, é necessário uma ação pastoral missionária. Temos que ir ao encontro das pessoas e levar o Evangelho. Não podemos mais ficar nas igrejas esperando que venham até nós”, destacou Dom Guy.
Dom Fernando relatou as experiências da arquidiocese nesta área, as visitas pastorais e as prioridades pastorais. “Procuramos reacender o espírito missionário de uma Igreja em estado permanente de missão”, disse.
Renata Gabrielle 945
Semana Missionária- As duas delegações que se encontraram com Dom Fernando estão participando de intensa programações nas paróquias em que foram acolhidos. Os eventos seguem os três pilares sugeridos pela coordenação: espiritualidade, ação social e cultura.
A Semana Missionária foi aberta na última quarta-feira, 16, durante a Festa de Nossa Senhora do Carmo, e segue termina neste sábado, 20, com a Missa de Encerramento. A Celebração de Envio será na Igreja Catedral, Sé de Olinda, a partir das 16h. Já às 18h, os jovens participam na Igreja Nossa Senhora do Carmo do Tríduo. O show Bote Fé na Juventude está marcado para às 20h, na Praça do Carmo, em Olinda.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário