sábado, 20 de julho de 2013

Papa Francisco e Dom Helder, exemplos que revigoram a fé cristã


Arcebispo metropolitano de BH ressalta a contribuição do patrono da ESDHC para a sociedade

Francisco e Dom Helder: a força das atitudes cristãs
Por Alexandre Vaz
Repórter Dom Total
Com seu estilo simples e gestos e palavras edificantes, o papa Francisco vem trazendo alegria a milhares de fieis de todo o mundo, que veem nele um exemplo de homem cristão,  genuinamente inconformado com as injustiças sociais e preocupado em difundir a solidariedade entre as pessoas, cada vez mais individualistas e distantes dos valores humanos. Nesse sentido, o papa Francisco mostra a importância que as atitudes, mais do que as palavras, são importantes para a disseminação dos ensinamentos de Jesus, como a tolerância, a humildade e o amor ao próximo.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e colunista do Dom Total, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, ressalta o exemplo que Dom Helder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife e patrono da Escola Superior Dom Helder Câmara, deu em vida. Trata-se, segundo Dom Walmor, de uma grande referência para a Igreja Católica, uma vez que lutou, com coragem, contra as injustiças e pelos mais pobres.  “Seu exemplo ensina que todo cristão deve se comprometer com o exercício da cidadania, buscando sempre o bem comum”, ressalta o arcebispo, em entrevista exclusiva ao Dom Total.

A visita do papa ao Brasil, em função da Jornada Mundial da Juventude, reacende a esperança de milhares de admiradores, que esperam que a beatificação de Dom Helder Câmara seja tratada durante a passagem de Francisco pelo país. Segundo o arcebispo Fernando Saburido, da Arquidiocese de Olinda e Recife, o processo ainda não foi aberto oficialmente. Mas ele confirmou que já existe uma movimentação, por parte de um grupo de presbíteros, com o objetivo de entregar ao pontífice um abaixo-assinado solicitando o aval do Vaticano para que se iniciem os estudos sobre o assunto.

Sobre a beatificação de Dom Helder, Dom Walmor de Oliveira Azevedo afirma que não foi informado sobre o processo, mas lembra da contribuição que o religioso deu e continua dando para a propagação da fé cristã. “Era uma figura notável, exemplo para todos que desejam edificar um mundo de mais justiça e fraternidade”, afirma.

João XXIII e João Paulo II

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte também ressalta a canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, notícia que, segundo ele, “enche de júbilo o coração da Igreja, dos devotos e de todos aqueles que reconhecem estes admiráveis homens como instrumentos de Deus”.

“O bem aventurado Joao XXIII - bom, simples e sábio - abriu com o Concilio Vaticano II um novo e grande horizonte, contemporâneo, cumprindo sua missão evangelizadora com destemor e profecia. O bem aventurado João Paulo II - jovial, apaixonado por Cristo, consagrado a Maria Mãe de Deus - preparou e localizou a Igreja nos limiares deste terceiro milênio. Ambos, por seus gestos proféticos, escritos, pregações e vidas íntegras, são referências na escola dos santos”, afirma.

Segundo Dom Walmor, os dois novos santos irão ajudar, ainda mais, a propagar os ensinamentos de Deus, “convidando-nos ao bem, à luta pela justiça e à santidade de vida”.
SAIBA MAIS SOBRE DOM HELDER CÂMARA

Veja quem foi Dom Helder Câmara

Veja imagens de Dom Helder Câmara

Leia também: Arcebispo confirma que beatificação de Dom Helder será tratada durante visita do papa

Leia o artigo “Dom Helder Câmara: um Santo Rebelde na Era dos Direitos Humanos”

Leia também “Belo Horizonte celebra aniversário de Dom Helder Câmara”

Leia ainda “Ajuda de Dom Helder Câmara muda vida de maestro”

Simplicidade de Francisco inspira os jovens, afirma Dom Walmor
Redação DomTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário