segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dom Orani: 'Não acreditar nas Escrituras é ignorar Cristo'


Rio de Janeiro - “Ninguém dos mortos precisa voltar para nos dizer como viver nos caminhos do Senhor. Cristo morreu e já ressuscitou e, ainda hoje, muitos não ouvem, não seguem a Sua palavra”, disse o arcebispo Dom Orani João Tempesta ao presidir a celebração eucarística na manhã deste domingo, 29 de setembro, nos estúdios da TV Brasil, no Centro do Rio de Janeiro.

No início da celebração, os fiéis presentes e os telespectadores foram acolhidos pelo padre Dionel Amaral, responsável pelo programa “Santa Missa”, que vai ao ar todo domingo, às 8h, com transmissão para todo o Brasil. Animada pelo Coral Stella Mater, da Paróquia São José e Nossa Senhora das Dores, no Andaraí, a celebração contou com a presença do padre Francisco Reinaldo Gonçalves Oliveira, que fez a proclamação do Evangelho.

No contexto do Dia Nacional da Bíblia, Dom Orani lembrou na homilia que a liturgia do 26º Domingo do Tempo Comum é um convite a escutar e colocar em prática a Palavra de Deus, tendo como consequência o amor ao próximo, principalmente aos mais necessitados.

Viver a Palavra de Deus

Na parábola do pobre Lázaro e do rico epulão, contada por Jesus no Evangelho, Moisés e os profetas para a época entende-se toda a Sagrada Escritura. A resposta de Abraão é clara: “Se não escutam a Moises, nem aos profetas, não irão acreditar, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”.

O não acreditar na Palavra de Deus, explicou Dom Orani, é ignorar o próprio Cristo, o Verbo que se fez carne, que morreu e ressuscitou, e está vivo entre nós. Sobre a preocupação do rico da parábola, de possuir e desfrutar dos bens, sem se preocupar com os outros, explicou o arcebispo, acontecem todas às vezes quando as pessoas acabam dominadas pelos falsos deuses do mundo.

“O mundo hoje vive em torno do dinheiro. A ganância pelos bens, o ‘ter mais’, provoca todo tipo de violência, guerras e divisões. A Palavra de Deus nos convida a colocar o verdadeiro Deus como o centro de nossa vida, buscá-lO de todo o coração, para que nossos relacionamentos sejam mais justos e fraternos”, disse.

No final, disse que quem encontrou Cristo, deve viver e conviver como donos e não dominados pelos bens e falsos deuses do mundo. “Que também nós escutemos a Palavra de Deus e deixemos ser conduzidos pelo Espírito do Senhor”, concluiu.
SIR/Arq. Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário