terça-feira, 10 de setembro de 2013

'Ser discípulo não é seguir doutrina, mas encontrar-se com Jesus', diz arcebispo


Santa Fé de la Vera Cruz  - "Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo" (Lc 14, 26-27).
Refletindo o Evangelho de São Lucas deste último domingo (8), dom José Maria Arancedo, arcebispo de Santa Fé de la Vera Cruz, cidade localizada no nordeste da Argentina, recordou que Jesus nos propõe a segui-lo como seus discípulos, "não seguindo uma doutrina, mas sim, indo ao encontro com Ele."
"Só podemos compreender isso, se partirmos do ponto em que Jesus Cristo não é só apenas um homem, sendo que Ele manifesta-se em Deus. Somente Deus pode pedir algo semelhante. Esta consciência nasce de uma leitura de Fé e da história da salvação, que nos mostra este caminho de Deus para que o homem cumprisse em seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo", disse.
O prelado destacou ainda que "o tema do encontro com Jesus Cristo ocupa um lugar central em Aparecida. Esta é a verdadeira chave para entender seu significado profundo. O chamado para seguir a Jesus não apresenta uma novidade". "Jesus convida você para encontrá-Lo, porque é a fonte da vida, e só Ele tem palavras de vida eterna", ressaltou.
Dom José Maria Arancedo também argumentou que "o discípulo compreende que para ter um relacionamento íntimo com Jesus, é preciso compartilhar a sua vida com Ele, que é a vida de Deus, levando seu estilo de vida e sua própria missão no mundo", sendo que "o discípulo é, necessariamente, um missionário."
"Jesus quer que seus discípulos sejam ligados a Ele como um amigo e irmão. Ele quer participar de sua própria vida, que é a vida de seu Pai, nos membros da família. Para compreender isso, é preciso fazer um diálogo com Ele e pegar a estrada até chegar a maturidade de um discípulo missionário". "Isso significa que devemos nos deixar ser atraídos por Ele, sem ter medo de deixá-lo ser o nosso centro. A perfeição cristã é capaz de dizer como São Paulo: ´eu já não vivo, mas Cristo vive em mim´. Ser cristão, portanto, é não seguir uma doutrina, mas parte de uma vida", concluiu.
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário