quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Santuário de Frei Galvão prepara festa para o primeiro santo brasileiro


Imagem de Frei Galvão, em Guaratinguetá.
Guaratinguetá  - O Santuário de Santo Antônio de Sant’ Anna Galvão, em Guaratinguetá, interior de São Paulo, se prepara para a Novena e Festa do primeiro santo brasileiro, que acontece entre os dias 16 e 25 de outubro.

A novena em preparação à festa, que começa nesta quarta-feira (16), será celebrada em dois horários: às 14h30 e às 19h e, logo após, a Santa Missa e tem como tema ‘Santo Antônio de Sant’Anna Galvão e a Profissão da Fé Cristã’.
O Santuário espera receber neste ano um público estimado de 60 mil pessoas no mês de outubro. Esses números são baseados na distribuição das pílulas de Frei Galvão em 2012 e, a cada ano, o movimento aumenta significativamente.
Durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira (15), o cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, falou sobre a devoção ao santo. Dom Damasceno ressaltou que Frei Galvão, considerado apóstolo da caridade e da paz, é modelo de seguimento de Jesus Cristo e do seu Evangelho.
“O Documento de Aparecida nos mostra que Jesus vem ao nosso encontro e se manifesta a nós de diversas maneiras e uma delas é através dos santos”, acrescentou. O bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José, também presente na coletiva de Imprensa, falou sobre as obras de melhorias estão sendo realizadas nas dependências do Santuário, que receberá nos próximos dias milhares de romeiros vindos dos mais diversos lugares do Brasil.
“O Santuário começa a receber melhorias como a revitalização do pátio e um estudo para erguer um grande Monumento de Frei Galvão para abrigar futuramente a imagem. A obra é do artista plástico, Cláudio Pastro”, afirmou.

Outras obras como a reforma das rampas para os portadores de necessidades especiais, das calçadas e a arborização e jardinagem também fazem parte das melhorias ao local. O Reitor do Santuário de Frei Galvão, padre Roberto Lourenço da Silva destacou que o Santuário receberá um grande número de romeiros durante os dias de novena e festa. “A intenção é levar o devoto a ter um encontro verdadeiro com Jesus, se sentir mais próximo de Deus e conhecer ainda mais sobre Frei Galvão”, acrescentou o reitor.
O cardeal esclareceu ainda a retirada da estátua do santo da entrada principal de Guaratinguetá para ser abençoado pelo papa Francisco, em sua visita a Aparecida (SP), no dia 24 de julho. “O trevo da Rodovia Presidente Dutra, onde ficava a estátua, não oferecia condições seguras de acesso para os devotos por conta do trânsito intenso, a falta de espaço para a parada dos veículos e o grande risco para os pedestres. Temos a convicção de que o Santuário Arquidiocesano é o local ideal, pois oferece as condições seguras de acesso a todos os romeiros que desejam venerar a imagem”, afirmou.
De acordo com o cardeal, nesta segunda-feira (14), em Audiência Publica, o promotor que julgava o caso arquivou o processo, dando parecer favorável a Arquidiocese de Aparecida para que a estátua seja levada ao Santuário, no bairro Jardim do Vale, espaço dedicado a Frei Galvão.

A estátua poderá ser transferida nos próximos dias do Seminário Bom Jesus, local onde permanece depois de passar por restauro, ao Santuário Arquidiocesano.

Sobre Frei Galvão
Santo Antônio de Sant´Ana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão (Guaratinguetá, 1739 — São Paulo, 23 de dezembro de 1822) foi um frade católico e primeiro santo nascido no Brasil. Em 25 de outubro de 1998, Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II, dele recebendo os títulos de Homem da Paz e da Caridade e de Patrono da Construção Civil no Brasil. De seu processo de beatificação constam 27.800 graças documentadas, além de outras consideradas milagre. Foi canonizado pelo papa Bento XVI em 11 de maio de 2007, durante a visita do pontífice ao Brasil. A comprovação oficial e o anúncio foi feito em 16 de dezembro de 2006.
SIR/A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário