quarta-feira, 18 de junho de 2014

Missa e procissão marcam a Solenidade de Corpus Christi na arquidiocese


7851_535700016493379_168147377_n
Uma tradição que está completando 750 anos será revivida nesta quinta-feira, 19, em todo o mundo pelos católicos. Instituída pelo papa Urbano IV a Solenidade de Corpus Christi celebra a presença real de Jesus na hóstia e no vinho consagrados. Sacramento estabelecido pelo próprio Cristo horas antes de morrer. Para marcar a data na Arquidiocese de Olinda e Recife, o arcebispo dom Fernando Saburido preside a Celebração Eucarística, na Igreja Catedral – Sé de Olinda – a partir das 9h.
O templo histórico deve ficar lotado. Além das centenas de fiéis que deverão comparecer à solenidade, religiosos e religiosas da arquidiocese, também, participarão da missa. Logo após a celebração, dom Saburido conduzirá a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, saindo do templo histórico em direção à Academia Santa Gertrudes, na Cidade Alta, em Olinda.
Durante o percurso, o arcebispo concederá a Benção do Santíssimo em três locais: em frente ao Museu de Artes Sacra de Pernambuco, no Convento das Doroteias e na Igreja da Misericórdia. No templo, será feito um momento de adoração e dada a bênção final.
tapt.6Paróquias - Em todas as 115 paróquias, nas 19 cidades que compõem a arquidiocese, serão realizadas Celebrações Eucarísticas, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. Algumas confeccionarão o tapete para a passagem da procissão.
O tapete lembra a adoração e devoção a Jesus presente na Eucaristia. Recorda também um pouco o Domingo de Ramos, quando para Jesus passar, entrando em Jerusalém, as pessoas colocavam tapetes, folhas de árvores para saudar Jesus que passava no meio do povo.
Os jovens da Paróquia São Miguel, na cidade de Ipojuca, acordarão cedo para preparar o adorno. A rua da Igreja Matriz ganhará desenhos de símbolos religiosos. Uma tradição que havia sido esquecida e foi retomada há dois anos pelos fiéis. O tapete terá cerca de 700 metros e será feito com serragem, folhas e flores.
Histórico
A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o papa morreu em seguida, mas se propagou por algumas igrejas, como na Diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.
Em 1983, o novo Código de Direito Canônico – cânon 944 – mantém a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim”. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade.
 Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário