sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Retweet: Bento XVI supera Justin Bieber


Faltou charme para o cantor pop Justin Bieber.

L’Osservatore Romano 21/12 - Na sua primeira semana no Twitter o Papa Bento XVI, com o seu account @pontifex, obteve uma quantidade de contactos recorde, superando astros da música como Justin Bieber em percentagem e número de retweeting das suas mensagens.
Mais de 1,2 milhões de followers do Papa  –   dos mais de dois milhões dos seus atuais followers  totais – decidiram partilhar a mensagem inaugural «Queridos amigos, estou feliz por entrar em contacto convosco através do Twitter. Obrigado pela vossa resposta generosa. Abençoo todos vós do fundo do coração». Ao contrário, só 0,7 % dos fãs da pop star consideraram oportuno retransmitir as suas palavras  no dia 26 de setembro passado, quando Bieber postou a segunda mensagem que se tornou a mais difundida de 2012 e da sua carreira até hoje nos social media.
Olhando rapidamente para as estatísticas resulta evidente que este dado é parte de uma tendência mais ampla: no site fala-se muito de espiritualidade e religião, e «os fiéis são mais ativos no retweet das palavras do Papa que os fãs de Bieber para a pop star», como confirmam os peritos de «chilreios» na Rede. É indicativo o fato de que para o Papa o limiar de um milhão de followers foi superado já antes da audiência de 12 de dezembro passado durante a qual Bento XVI enviou o tweet inaugural e que depois  no espaço de vinte e quatro horas os seguidores da Rede aumentaram de 750.000 unidades.
O último dado disponível, atualizado às 12 horas do dia 20 de dezembro, fala-nos de 2.108.484 followers. Nas próximas semanas o Papa iniciará a tweetar também em chinês e em  latim, além das oito línguas já ativas.
A conta de Bento XVI na rede social tem neste momento mais de 53 mil seguidores em língua portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário