terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Aberto o «conclave» que vai eleger o novo patriarca caldeu

Cidade do Vaticano, 29 jan (Andrea Tornielli para o Vatican Insider – Trad. SIR) – As votações começarão oficialmente na próxima quarta-feira, 30 de janeiro, mas o Sínodo da Igreja patriarcal de Babilônia dos Caldeus, convocado por Bento XVI para a eleição do novo patriarca, teve início oficialmente ontem, em Roma, na casa para os exercícios espirituais dos Santos João e Paulo no Célio, dos padres passionistas.
Preside o Sínodo, que conta com a participação de 15 Bispos caldeus – sete vindos do Iraque, dois do Irã, dois dos EUA e um, respectivamente, do Líbano, Síria, Austrália e Canadá – o card. Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, que na manhã de ontem abriu os trabalhos pedindo aos eleitores que avaliem suas responsabilidades. «Neste ato eletivo – afirmou Sandri – de suprema importância diante de Deus, diante da Igreja e de todos os fiéis», cada um de vós «é corresponsável daquilo que da eleição patriarcal deriva, especialmente neste delicado momento histórico: o próprio futuro da Igreja caldeia e de sua tradição e patrimônio, a compreensão dos tempos e das situações eclesiais, históricas e sociais, a preparação das orientações pastorais e suas aplicações».

«É a Igreja caldeia – continuou o cardeal – que vos convida a realizar os sacrifícios necessários com o olhar iluminado pela fé e deixando de lado todos os interesses pessoais para a vantagem da vossa Igreja e daquela universal. Seja a luz do Espírito a vos guiar na eleição do novo “Pater et Caput” com a consciência que o que vos une do ponto de vista espiritual, sacramental e pastoral, é muito maior daquilo que poderia vos dividir para que a unidade que nos fortalece possa se expressar nesta eleição com todo o seu vigor e eficácia».
Palavras que deixam entender a presença de visões diferentes dentro do Sínodo. Sandro concluiu seu discurso lembrando aos Bispos caldeus a importância da «liberdade de escolha», isto é da ausência de condicionamentos e de pactos; do voto «manifestado diante de Deus e não subordinado a outros interesses»; da necessidade de atribuir a preferência «alo melhor candidato pela dignidade e idoneidade, sem outro pensamento a não ser a glória de Deus e o bem da Igreja».
O programa deste primeiro dia de trabalhos teve uma lectio divina orientada pelo bispo Enrico Dal Covolo, Reitor da Lateranense, e uma palestra do arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização. Nesta terça-feira, os Bispos discutem entre si a situação e as principais urgências da Igreja caldeia. Na quarta-feira, os Bispos começam a votar para escolher o sucessor do card. Emmanuel III Delly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário