quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Apoio aos luteranos que desejam retornar à Igreja Católica


Cidade do Vaticano, 16 jan (SIR) - O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, disse que o Vaticano pode considerar um Ordinariato para luteranos que desejam voltar à plena comunhão com a Igreja Católica, semelhante à estrutura criada pelo Papa Bento XVI para os anglicanos.
Dom Gerhard Ludwig Müller admitiu que "o mundo luterano é um pouco diferente do anglicano, porque entre os anglicanos sempre houve um setor mais próximo ao catolicismo." No entanto, disse ele, alguns luteranos anseiam por uma restauração da plena comunhão com Roma, e a Igreja deve estar pronta para recebê-los. Ele sugeriu que, como os anglicanos, a Igreja Católica pode permitir que os luteranos preservem "as legítimas tradições que desenvolveram" ao se tornarem membros da Igreja Católica.
Aos olhos de alguns luteranos, observou o arcebispo, Martin Luther queria apenas reformar a Igreja, e não causar mais divisões entre os cristãos.
Dom Müller acrescentou que alguns luteranos acreditam que as reformas necessárias foram concluídas pelo Concílio Vaticano II. Ele acrescentou que em sua própria terra natal, a Alemanha, "muitos grupos evangélicos não representam uma oposição ao catolicismo, porque eles mantiveram muitas tradições católicas".
Dom Müller fez estas declarações durante a apresentação, numa livraria romana de seu último livro sobre o pensamento do Papa Bento XVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário