sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A devoção à Nossa Senhora Medianeira


Santa Maria, SP, 08 fev (SIR/) - Já em 2012, a arquidiocese de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, deu início a uma projeto de evangelização que pretende difundir a devoção a Nossa Senhora Medianeira, padroeira do Estado, através dos meios de comunicação.
A iniciativa pretende ainda trazer mais peregrinos e romeiros ao Santuário Basílica de Medianeira (foto), com o intuito de fazer crescer o turismo religioso na cidade gaúcha. O projeto começou em março do ano passado com uma missa mensal no Santuário Basílica Medianeira, transmitida ao vivo pela emissora católica Rede Vida para todo Brasil. E a partir desse ano, além da celebração será transmitida também a oração do Terço da Medianeira. A missa ao vivo é realizada sempre na terceira segunda-feira do mês, às 9h, e o Terço da Medianeira acontecerá nas sextas-feiras anteriores a celebração eucarística, às 18h.

Vários grupos, movimentos e paróquias da Arquidiocese de Santa Maria já participaram da missa ao vivo. Neste mês os convidados serão os Palotinos. Já a oração do Terço da Medianeira contou com a participação do Grupo do Terço dos Homens da Capela Nossa Senhora das Graças. Este projeto é mantido por patrocínios e pela Campanha dos Devotos de Nossa Senhora Medianeira. Mais informações pelo telefone   (55) 3028 6060.

Campanha dos Devotos

A Campanha dos Devotos de Nossa Senhora Medianeira nasceu do desejo de levar a Mãe Medianeira a todas as pessoas e a todos os lares. Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, Padroeira do Rio Grande do Sul, escolheu Santa Maria para dizer ao mundo que ela tem a missão de ser Mãe e Medianeira de Todas as Graças junto ao seu Divino Filho Jesus que é único e eterno Mediador.
A Campanha dos Devotos tem os seguintes objetivos: difundir a devoção de Nossa Senhora Medianeira, Padroeira do Rio Grande do Sul, através dos modernos meios de comunicação social; evangelizar, levando a Mãe Medianeira a todos os lares; mostrar através da Missa a participação do jovem na Igreja Católica; valorizar o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças; estimular a peregrinação ao Santuário Basílica Medianeira de Todas as Graças e projetar nacionalmente o município de Santa Maria.

Santuário Basílica Medianeira

A primeira ideia de construir um santuário à Medianeira nasceu no Seminário São José e foi realizada 50 anos depois. O fortalecimento da devoção à Medianeira e os inícios do Santuário devem-se ao 3º bispo da diocese de Santa Maria, Dom Antonio Reis. Ele marcou profundamente a história da cidade e da diocese. Grande devoto mariano, promotor entusiasta do culto a Nossa Senhora Medianeira, levou em frente a construção do santuário, como extensão natural da devoção mariana que o povo vinha tributando a santa, na capela do Seminário São José. Em 1935, Dom Antônio Reis colocou e benzeu a primeira pedra do Santuário. Os vitrais representam motivos bíblicos marianos, bem como os principais marcos históricos da devoção da Medianeira em Santa Maria.
O Altar-Mor é recoberto de madeira fossilizada proveniente do município de Mata. Ao centro do presbitério é vista a imagem de Deus Trindade, evidenciando o Cristo Ressuscitado. O Santuário foi inaugurado e dedicado liturgicamente no dia 15 de agosto de 1985, quando ocorreu o 75º aniversário da criação da diocese e 50ª aniversário de benção da Primeira Pedra. A Cripta do Santuário é destinada a serviços religiosos inerentes as tarefas de um Santuário. Além disso, encontram-se na Cripta os Ossários ou Jazigos Perpétuos de falecidos.

Medianeira Padroeira do RS

Em 25 de outubro de 1942, Nossa Senhora Medianeira foi proclamada Padroeira do Rio Grande do Sul, pelo Arcebispo Metropolitano Dom João Becker. A partir de 1943 a Romaria passou a ser Estadual e no segundo domingo do mês de novembro, Santa Maria acolhe milhares de romeiros, de Sul a Norte do Estado, de outros Estados e excursões de países vizinhos, como a Argentina, Uruguai e Paraguai. É o maior evento religioso do município, da região e do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário