sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Tem início o percurso do Ícone de Nossa Senhora da Sapientiae nas Universidades Católicas


08022013sabedoriaA missa de encerramento da reunião do Conselho Episcopal Pastoral foi celebrada pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal dom Raimundo Damasceno. A celebração, realizada na sede da CNBB, em Brasília, foi marcada pelo envio do ícone de Nossa Senhora da Sapientiae, que dia 7 de fevereiro, dará início à peregrinação pelas Universidades Católicas do Brasil.
No início da celebração, dom Damasceno ofereceu a missa em homenagem às vítimas do incêndio em Santa Maria (RS). “Que Nossa Senhora da Sabedoria conforte a ausência irreparável destes jovens profissionais e acompanhe o sofrimento de todas as suas famílias”. Durante a homilia, o cardeal ainda lembrou que o Evangelho é um pequeno manual de instruções do missionário, escrito em épocas arcaicas, mas com indicações essenciais e válidas para todos do meio acadêmico.
Na missa estiveram presentes, a assessora da Associação Nacional das Escolas Católicas (Anec), Andrea Lobão, e do capelão da Universidade Católica de Brasília, padre Antônio Carlos Figueireido.
O Ícone foi enviado pelo Vicariato de Roma, para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, e bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, para que o ícone percorra as Universidades Católicas, por motivo, também, da Jornada Mundial da Juventude.
De acordo com dom Joaquim Mol, a peregrinação tem um propósito muito importante. “É para que Maria acompanhe a fé do nosso povo no seu dia a dia, em seu peregrinar pelas Universidades Católicas, cujo objeto é o conhecimento e o estudo, para que a pesquisa seja autêntica sabedoria, apreendida das mãos de Maria”, afirmou o bispo. Dom Mol ainda disse que o ícone trará união. “Este ícone une a todos aqueles universitários de outros países, que, em outros momentos oraram entorno do ícone, como podemos observar nos adesivos e símbolos colados no dorso da imagem”, explanou.
A peregrinação de Nossa Senhora pelas Universidades incentivará as ações missionárias e atividades diversas em vista da evangelização da comunidade acadêmica. “Orações, celebrações, revestidas da arte e da beleza do ícone, contribuirão para unificar a busca da verdade e do conhecimento de todos aqueles que nas universidades vivenciam essa caminhada”, explicou assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura, da CNBB, irmã Maria Eugênia Lloris.
A peregrinação partiu rumo à Universidade Católica de Brasília. O percurso é organizado pela Anec e o Setor Universidades da CNBB. No dia 23 de fevereiro, o ícone seguirá para Goiânia (GO), em seguida irá para Palmas (TO), mas peregrinará pelas diferentes regiões do Brasil, ficando aproximadamente 15 dias em cada lugar.
A peregrinação finalizará no Congresso Mundial das Universidades Católicas, que acontecerá, entre os dias 18 e 21 de julho de 2013, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no campus Coração Eucarístico. Em seguida, o ícone seguirá rumo ao Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da Juventude, e, posteriormente, será devolvido a Roma.

Um comentário:

  1. Bom dia , Paz e Bem . sou catequista da Paróquia São Francisco de Assis em Valparaiso de Goias. meu nome é Ary Moreira e ministro catequese para turma jovem (primeira Eucaristia) venho por meio desse solicitar para Feira Mariana que se realiza em 18/05, a historia , adesivos, fotos ,banner , qualquer material que fale de Nossa Senhora das Candeias, para apresentarmos e levar ao conhecimento de nossos catequizandos a Glória de Nossa Senhora

    Desde já agradeço a presteza
    que Deus abençoe!

    ResponderExcluir