sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Vietnã: Padre católico indicado para o Nobel da Paz

Thadeus Nguyễn Văn Lý (foto), 66 anos, ativista dos direitos humanos foi indicado pelos membros do Congresso dos EUA junto com o venerável Thich Quang Do, patriarca da Unified Buddhist Church of Vietnam

Por Maria Teresa Pontera Pederiva

Roma, 08 fev (Vatican Insider/Tradução Sir) - Lý foi um aguerrido defensor dos direitos humanos até 1970, defensor de destaque do movimento democrático vietnamita, Blog 8406, cuja atividade à luz do dia e levou a passar 15 anos de cárcere. Por isso Amnesty International em dezembro de 1983 o inseriu entre os presos do regime.
Em 2000 voltou às manchetes dos jornais quando o presidente norte-americano Bill Clinton quis encontrá-lo durante sua visita ao Vietnã. Em merco de 2007, após a irrupção da polícia na sede da arquidiocese de Hue onde trabalhava, Lý foi preso e condenado à detenção por “difusão de informações caluniosas e difamatórias e contrárias às autoridades estaduais” porque ousara “se opor à revolução, atentando assim contra a destruição da unidade do povo vietnamita”. Em julho de 2011 foi novamente preso pelas autoridade e condenado a 1 ano e 4 meses de liberdade vigiada por causa de suas precárias condições de saúde (está parcialmente paralisado por causa de hictus e enfrenta um câncer no cérebro).
Já em setembro de 2010, o Grupo de trabalho das Nações Unidas sobre a detenção arbitrária por motivos políticos, pediu sua libertação imediata e incondicional, como já o fizera a então secretário de Estado norte-americano Condoleeza Rice, apontando provas sobre sua prisão arbitrária e a negação de acesso aos cuidados médicos de que tinha urgente necessidade.
O venerável Thich Quang Do é um monge budista, também ele ativista dos direitos humanos e chefe da UBCV. Desde 1975 está na mira das autoridades vietnamitas e por causa de sua ação pela democracia passou 10 anos em prisão domiciliar. Andrew Johnston, diretor da organização Christian Solidarity Worldwide (CSW), de acordo com a agência Independent Catholic News, comentou assim a indicação:
"Recebemos positivamente a indicação de p. Ly Tadeus Nguyen Van e do venerável Thich Quang Do para o Nobel para a Paz 2013. Pela decidida ação deles na luta pela liberdade e os direitos humanos, eles viram sendo cortada a própria liberdade e também seus direitos, no entanto continuaram a perseverar com coragem em seu caminho. Esperamos que sua indicação contribua para chamar a atenção internacional para o trato dos governos em relação aos dissidentes políticos e religiosos. O CSW apoia Ly e Thich Quang Do, enquanto convidamos o governo do Vietnã a proteger e promover os direitos humanos e a liberdade religiosa no País”.
O anúncio do vencedor do Nobel da Paz 2013 deve acontecer em meados do próximo mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário