quinta-feira, 28 de março de 2013

O novo papa quer viver 'com os sesu padres', refeição junto com todos


Papa Francisco gosta do contato humano, não quer viver isolado do mundo
Cidade do Vaticano, 28 mar (SIR) – “Sei que minha presença está causando um pouco de transtorno, mas vivemos como irmão...”. Com estas palavras, informa Andrea Tornielli em seu Blog Vatican Insider, na terça-feira de manhã Papa Francisco comunicou a uns cinquenta sacerdotes que moram na Casa Santa Marta sua intenção de continuar na residência e não mais mudar para o apartamento papal no Palácio apostólico.
Simplesmente deixou o quarto 207 para ir para o quarto 201, sempre no segundo andar, que além do quarto, tem um pequeno escritório e uma sala para receber as pessoas. Mas continua a tomar as refeições junto com os outros moradores da residência como uma hóspede qualquer.
Um colaborador tentou, na semana passada, convencê-lo a se mudar para o Palácio Apostólico, argumentando que poderia causar algum constrangimento aos sacerdotes que moram na Casa Santa Marta e que trabalham nos vários dicastérios da Cúria romana. O Papa simplesmente lhe respondeu: “Estou acostumado a estar com os meus padres”.
Papa Francisco gosta do contato humano, não quer viver isolado do mundo e saber do trabalho e dos problemas da Cúria. Aliás isso não é novidade. Quando arcebispo de Buenos Aires gostava de morar num simples apartamento nos fundos do palácio arquiepiscopal, com um quarto simples e um escritório menor daquele de sua secretária, uma capelinha e a biblioteca. E também, de vez em quando preparava sua janta ou seu almoço sem a menor dificuldade.
A secretária do então cardeal Bergoglio, em entrevista ao jornal El Clarín afirmou que na mesa do escritório do futuro Papa encontrou várias vezes um pacote de macarrão debaixo de papéis de jornal, sinal evidente do costume herdado em seu lar quando sua mãe lhe ensinou a cozinhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário