quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Novo bispo auxiliar envia carta ao povo de Deus da Arquidiocese de Olinda e Recife

Ao Excelentíssimo

Dom Antônio Fernando Saburido.
Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.
Extensiva aos Presbíteros, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Consagrados, Consagradas, Seminaristas, Agentes de Pastorais, Comunidades Eclesiais de Base, Movimentos Eclesiais. Enfim, a todo Povo de Deus desta Arquidiocese Pernambucana.
Caros irmãos e irmãs,
“OMNIA VINCIT AMOR.”

O Amor vence tudo (Rm 8, 35.37).
É com grande alegria em Cristo que me dirijo a todos vocês!
No dia dos Apóstolos São Simão e São Judas Tadeu recebi um telefonema do Senhor Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello pedindo-me assentimento a respeito da minha nomeação para o ministério episcopal. Hoje se torna pública a notícia de que fui designado, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, Bispo Titular de “Satafi” e Auxiliar para a Arquidiocese de Olinda e Recife. Confesso que me encontro num estado de forte emoção e ciente da enorme responsabilidade a mim confiada. Gostaria neste dia, quando me sinto tocado de uma forma especial pela graça de Deus, exprimir uma verdade com todo o meu ser: Tu, Senhor, és tudo e eu sou apenas fruto do teu imenso amor.
Durante meus quase vinte e cinco anos de sacerdócio, a serem celebrados no dia 20 de janeiro de 2015, tenho pautado minha ação pastoral no ideal do amor vencedor de Deus. Creio irrestritamente que Deus é amor e seu amor foi revelado plenamente em Jesus Cristo, Aquele que venceu e vence todas as coisas, venceu o pecado, venceu a morte e o mundo. Creio também que “nada poderá nos separar do Amor de Deus” (Rm 8,39). É por este ideal e no bom propósito de anunciá-lo com meu testemunho, que desejo ir ao encontro de todos como Bispo, sendo o primeiro a amar, encontrando-me com cada pessoa, com cada comunidade paroquial, com cada movimento eclesial, enfim, com cada organismo que forma esta grande família da Arquidiocese de Olinda e Recife e, unidos, gerarmos o amor de Deus para o mundo (Jo 13, 35). Este é o projeto escolhido por mim para o exercício do meu ministério episcopal. Por enquanto só tenho este, e acredito que este é o ponto de partida: Ser o amor aonde Deus me enviar e proclamar com minha vida que o “Amor de Deus vence tudo!”
O autêntico amor cristão vence o mundo, gerando entre os homens a unidade. Qual a identidade e a mais nobre função do Bispo auxiliar na Igreja Particular que Deus lhe confia? “Ser o principal colaborador do Bispo diocesano no governo da Diocese” para que, atuando em unidade, a vontade de Cristo se cumpra: “Que sejam um, ó Pai, como Eu e Tu somos um.” (Jo 17, 22).
Neste momento, tão importante da minha vida, sinto a necessidade de agradecer imensamente ao Santo Padre, o Papa Francisco, por tamanha confiança depositada em mim. Tenho plena consciência daquilo que ele evidenciou a respeito do ministério episcopal em sua catequese na audiência geral, dia cinco deste mês: “O episcopado não é uma posição de privilégio, nem é uma honra, mas um serviço… não se procura, não se pede, não se compra, mas se acolhe em obediência, não para se elevar, mas para se rebaixar, como Jesus que “humilhou a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte de cruz” (Fl2,8).” Também sou ciente que deverei permanecer unido ao Colégio dos Bispos para formarmos uma só família “cujo Bispo de Roma é custódio e fiador.”
Desejo expressar meus agradecimentos ao Senhor Arcebispo Metropolitano Dom Antônio Fernando Saburido pela sincera generosidade em aceitar-me em sua Família Arquidiocesana. Por telefone, em nosso primeiro contato, ele repetia várias vezes: “Seja bem-vindo!” Eu sentia, naquele momento, a bondade do justo citado por Jesus no evangelho: “Eu era estrangeiro e tu me acolheste.” (Mt 25, 35). Desde já, ciente da minha função no seio desta Arquidiocese, prometo-lhe ser seu fiel e principal colaborador num pacto fraterno de amor recíproco entre nós, prevalecendo a certeza de que agirei sempre em obediência, respeitando a sua autoridade.
Manifesto minhas reverências ao Excelentíssimo Senhor Arcebispo emérito Dom José Cardoso Sobrinho que poderá contar com minha estima e fraternal amizade. Estaremos unidos pela mesma dignidade episcopal e pelo zelo ao cumprimento das Leis Eclesiásticas. Com o mesmo apreço manifesto minhas reverências ao Excelentíssimo Senhor, Dom Genival Saraiva de França, Bispo emérito da Diocese de Palmares e atualmente Vigário Geral desta Arquidiocese. Sou cônscio de que chego com o dever de fomentar relações fraternas com esses irmãos no episcopado, em nome da mesma missão apostólica, bem como do igual afeto por esta Igreja particular.
Tratando-se da Arquidiocese de Olinda e Recife não poderia deixar de fazer memória aos inesquecíveis, Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira – Capuchinho (homem reconhecido por sua simplicidade e pobreza e com fama de santidade) e Dom Hélder Pessoa Câmara (Conhecido por sua vigorosa espiritualidade e por sua luta incansável em favor dos direitos humanos). Quanta honra ser Bispo na Igreja onde esses notáveis Pastores serviram a Cristo!
Por fim, confio o exercício do meu ministério à intercessão de Santo Antônio e, de forma muito particular, à Mãe de Jesus Cristo, o São Salvador do Mundo, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, rogando-lhe por seu auxílio e socorro em favor desta minha missão apostólica que agora se inicia.
Um forte abraço a todos e vamos, unidos, como discípulos – missionários trabalhar na messe do Senhor!
Confiando-me à oração de todos, suplico para cada um as mais copiosas bênçãos.
Jequié – BA. 12 de novembro de 2014. Monsenhor Antonio Tourinho Neto.
Bispo Auxiliar eleito de Olinda e Recife e Titular de Satafi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário