quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Papa Francisco nomeia bispo auxiliar para a Arquidiocese de Olinda e Recife


padre antônio tourinho neto
O papa Francisco anunciou nesta quarta-feira, 12, um grande presente para a Arquidiocese de Olinda e Recife. Por meio de publicação no L’Osservatore Romano, o pontífice oficializou a nomeação do monsenhor Antônio Tourinho Neto, de 50 anos, como bispo auxiliar desta Igreja particular. Natural de Jequié na Bahia, o sacerdote será sagrado no dia 17 de janeiro do ano que vem, no município baiano. A posse está marcada para o dia 22 de fevereiro, ainda sem local definido. A partir desta data, padre Antônio passará a ser dom Antônio e ajudará dom Fernando Saburido a administrar a arquidiocese que é formada por 19 municípios, além do Arquipélago de Fernando de Noronha. A região eclesiástica tem 115 paróquias e uma população estimada em quatro milhões de habitantes.
Monsenhor Antônio Tourinho recebeu a notícia de que seria bispo auxiliar de Olinda e Recife, no último dia 28 de outubro. Em carta enviada aos religiosos e fiéis da arquidiocese, o sacerdote contou da “forte emoção” que sentiu com o convite transmitido em uma ligação telefônica do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello. “Confesso que me encontro num estado de forte emoção e ciente da enorme responsabilidade a mim confiada. Creio também que ‘nada poderá nos separar do Amor de Deus’. É por este ideal e no bom propósito de anunciá-lo com meu testemunho, que desejo ir ao encontro de todos como bispo, sendo o primeiro a amar”, afirmou.
Disposto ao serviço pastoral, o novo bispo conta com uma vasta experiência. Depois de se formar técnico em ciências contábeis, em 1982 o então Antônio Tourinho Neto ingressou no Seminário Central da Bahia onde cursou o bacharelado em Filosofia. O seminarista concluiu seus estudos teológicos no Instituto de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele foi ordenado padre no dia 20 de janeiro de 1990. Como sacerdote assumiu diversas funções na Diocese de Jequié no estado baiano, dentre elas juiz auditor da câmara eclesiástica, chanceler da cúria e coordenador regional das Fazendas da Esperança na Bahia, Sergipe e Alagoas. Atualmente, ele á pároco da Igreja de Cristo Rei e vigário geral da Diocese de Jiquié.
“Neste momento tão importante da minha vida sinto a necessidade de agradecer imensamente ao Santo Padre, o papa Francisco, por tamanha confiança depositada em mim. Desejo expressar meus agradecimentos ao senhor arcebispo metropolitano, dom Antônio Fernando Saburido, em aceitar-me em sua família arquidiocesana. Por telefone, em nosso primeiro contato, ele repetia várias vezes: ‘seja bem-vindo’. Desde já, prometo-lhe ser seu fiel e principal colaborador”, disse o monsenhor Antônio. Ainda na carta, o novo bispo fez questão de saudar o arcebispo emérito dom José Cardoso Sobrinho, destacando que ele poderá contar com sua “estima e fraternal amizade”.
Para dom Fernando Saburido a notícia é sinal de alegria e esperança para toda a Igreja de Olinda e Recife. “No primeiro contato que tivemos percebi que o monsenhor Antônio Tourinho é uma pessoa muito simpática e que está disposto a contribuir com o desenvolvimento das ações pastorais da nossa arquidiocese”, declarou  o religioso.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário