quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Arcebispo de Olinda e Recife faz visita Pastoral e reacende o ardor missionário da Paróquia do Cordeiro



O feriadão foi de grandes encontros e muita emoção para a Paróquia de São Sebastião, no Cordeiro. Dom Fernando Saburido e a comitiva arquidiocesana realizaram, no último sábado (08), a tão aguardada Visita Pastoral à igreja. Foi um dia inteiro de reuniões que reavivou o espírito missionário das centenas de paroquianos. Para o pastor a oportunidade de escutar suas ovelhas, para os fiéis o privilégio de serem acolhidos por aquele que foi escolhido para conduzí-los.

O sábado ensolarado parecia denunciar a alegria dos paroquianos do Cordeiro, que fizeram festa para receber o arcebispo, com faixas, sorrisos e música. Dom Fernando rezou com os presentes a Oração das Laudes, e em seguida participou de um café da manhã no salão paroquial. Antes de começar as reuniões, uma pausa para assistir a apresentação da banda marcial do 11º Grupo de Escoteiros Baden Powell. O entrosamento dos jovens componentes chamaram a atenção de dom Fernando, que parabenizou o “show”.

Passado o momento de acolhida era hora de conhecer as atividades da Igreja de São Sebastião. Coordenadores de movimentos e pastorais mostraram ao arcebispo um mapeamento de tudo que é feito dentro da paróquia pelos grupos e pelo pároco, padre Oscar Martins. E logo as dificuldades e desafios começaram a ser discutidos. “Vejo que estão muito bem organizados, entretanto é preciso trabalhar na construção de capelas nas comunidades que formam a paróquia, para que o Evangelho possa chegar com mais eficácia em toda a região”, pontuou dom Saburido.

Responsável pelo Vicariato Recife Sul 1, padre Sérgio Pereira, reforçou a necessidade de prioriza a missão nas atividades pastorais. “Não estamos mais no tempo de tocar o sino e esperar as pessoas. Temos que ir até elas, sensibilizá-las, descobrir realidades para que não prendamos Jesus nos nossos corações, e assim possamos romper as fronteiras”, declarou o vigário episcopal.

Ao final da reunião o arcebispo e a comitiva da Visita Pastoral, foram conhecer de perto as comunidades. “Instituir o Conselho Missionário Paroquial é uma urgência para a Paróquia do Cordeiro. Existe muito chão para ser percorrido e nós não podemos cair na burocracia, nem nos fecharmos dentro de nós mesmos”, afirmou o coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares.

Ainda pela manhã aconteceram reuniões com as comissões de Liturgia, Comunicação, Catequese e Educação; Houve ainda encontro do Conselho Econômico e da Chancelaria.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife 

Nenhum comentário:

Postar um comentário