quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Arcebispo de Olinda e Recife leva palavra de fé e conforto aos pacientes do HGV



Na tarde do sábado (08), dando continuidade à Vista Pastoral do Cordeiro, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido visitou o Hospital Getúlio Vargas (HGV). Acompanhado do pároco, padre Oscar Martins, e dos membros da Pastoral da Saúde de São Sebastião, o arcebispo foi recebido pelo diretor da unidade, Roberto Cruz.

Em uma breve conversa, o diretor do HGV falou do atendimento realizado na unidade, que tem como especialidade cuidar de pacientes graves vítimas de acidentes de trânsito e demais ocorrências que resultem em traumas. Durante o diálogo, o médico Roberto Cruz explicou a dom Saburido e à Pastoral da Saúde o porquê de ter desativado a capela que existia no hospital. “Recebemos 26 pedidos de outras denominações pedindo um espaço semelhante, sem poder atender a todos, resolvemos limitar a ação religiosa às visitas dos grupos, por isso não existe mais espaço para celebrações”, resumiu.

O tempo era curto, então, logo o grupo subiu para visitar as enfermarias do HGV. Nos quartos, sinais claros do abandono em que está a saúde por parte do poder público. Além da lotação dos leitos, armários quebrados dividiam espaço com as camas e com os acompanhantes. O cenário tornava ainda mais urgentes as ações de conforto e de resgate da dignidade dos pacientes, que a Pastoral da Saúde desenvolve.

As ovelhas estavam ansiosas. O jovem Leandro Neves, 28 anos, estava em outro quarto quando soube da presença de dom Fernando. Ao ver o arcebispo, Leandro não conteve a emoção, saltou da cadeira de rodas e pediu: “dom Fernando me dê uma bênção!” Internado há quatro meses, vítima de uma colisão com um caminhão o rapaz disse nunca ter ficado tão feliz. “Muito bom o senhor vir nos visitar, e renovar a nossa fé, que vamos sair logo daqui”, declarou.

A visita prosseguiu e em cada quarto, dom Fernando Saburido conversava com os pacientes e tirava fotografias. Depois de perguntar a religião, convidava-os a rezar um Pai Nosso. O arcebispo finalizava dando uma bênção especial. Impossível não se emocionar com os semblantes de gratidão.

Na despedida do HGV o arcebispo pediu que a Pastoral da Saúde continue se empenhando na missão, pois “os pacientes precisam muito da presença de Deus”.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife 

Nenhum comentário:

Postar um comentário