quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Oficinas temáticas marcarão o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos



ebruc_lema_2012Com o tema “Educação e Cultura: areópagos da missão”, e o lema “Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos” (Jo 3, 11), o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), que acontece de 12 a 14 de outubro, em Curitiba (PR), será marcado pela realização de oficinas interativas que possibilitem a construção de novos saberes. Pautadas pelo tema e lema, todas as oficinas serão espaços de cocriação onde a vivência pessoal de cada indivíduo será valorizada para a construção de um projeto coletivo.
Os participantes poderão escolher entre 12 oficinas de temáticas diferentes: Ecumenismo e Diálogo das Religiões na universidade, A Missão Continental vivida na atualidade universitária: Experiências de sucesso na Argentina e no Chile, Desenvolvimento Sustentável Meio Ambiente e Amazônia, Culturas Africanas, Movimento Estudantil na contemporaneidade, Núcleo Estudantes Internacionais e Encontro de Culturas, Oficina de Mídia Digital e Evangelização, Juventude e Afetividade, O que o mercado de trabalho espera do Jovem Universitário?, Políticas Públicas para a Juventude, Oficina de Criação Cênica, Juventude e participação.
Mais informações sobre cada uma das oficinas e a programação completa do 2º EBRUC já estão disponíveis no site www.ebruc.setoruniversidades.org.br. As inscrições para o 2º EBRUC estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de setembro. O investimento é de R$ 75,00.
Espaço para cocriação e construção de novos saberes
Segundo colaborador do Setor Universidades, Leonardo Cortes Cavalcante, o objetivo da realização de oficinas no EBRUC é valorizar cada um dos participantes, e possibilitar que todos interajam uns com os outros e com tudo o que for resultado das atividades, evidenciando que algo novo realmente pode ser feito durante o encontro. "Afinal, serão centenas de universitários cristãos de todas as regiões do país reunidos em um ambiente propício para intercâmbio de experiências e nascimento de novos saberes", pondera o estudante de Engenharia, vislumbrando as possibilidades da segunda edição do encontro nacional.
"Todos os participantes terão, sem dúvida, muito a agregar. Em virtude disso, as oficinas abrirão espaço para que os jovens realmente possam se expressar e atuar como cocriadores da atividade", ressalta Leonardo. “Precisamos falar com os outros universitários e pensar com eles sobre o contexto em que vivemos, onde os deveres de progredir na carreira e ser destaque na universidade muitas vezes nos afastam das oportunidades de colaborar com a Igreja. Ter bons amigos com quem se possa partilhar a mesma fé, e ter formação, é uma oportunidade preciosa que deve ser aproveitada ao máximo durante o EBRUC para ser consolidada e repetida quando voltamos para casa e onde quer que estejamos", declara o jovem paulistano.
O 2º EBRUC é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Educação Cultura, e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), tem o apoio do Grupo Marista, Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), arquidiocese de Curitiba e Pastoral Juvenil Marista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário