quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Papa envia mensagem à Pastoral da Rua

Dar es Salaam, 12 set (SIR) – Começou na noite dessa terça-feira, indo até o próximo dia 15, em Dar es Salaam, Tanzânia, o Primeiro Encontro de Pastoral da Rua para África e Madagascar.
O evento é promovido pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, em colaboração com a Comissão Episcopal para os Migrantes e os Itinerantes da Tanzânia. Na sessão inaugural, foi lida uma Carta que o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, enviou aos participantes, em nome do Papa.
Em sua mensagem, Bento XVI faz referência ao tema geral do encontro: “Jesus aproximou-se e caminhou com eles” (Lc 24,15), que evoca a presença consoladora do Ressuscitado aos discípulos de Emaus. Também hoje o Salvador continua a caminhar com a sua Igreja: por meio dela, Ele caminha com toda a humanidade ao longo da estrada da vida e da história. Desta forma, afirma o Papa, o Senhor abre as mentes e os corações à verdade salvadora do Evangelho e proporciona paz e coragem a todos os que se sentem confundidos, perdidos ou feridos durante sua viagem terrena.
E recordou: “A solicitude da Igreja pelo desenvolvimento de cada pessoa, especialmente os mais pobres e abandonados, está ao centro da missão evangelizadora da Igreja na Africa” (Ecclesia in África). O Santo Padre faz votos de que este encontro possa levar a uma maior cooperação e coordenação de esforços entre as Igrejas particulares, a fim de proteger toda vida em perigo nas ruas e estradas da África.
Por outro lado, pede também para dispensar mais atenção às necessidades pastorais das mulheres e crianças, que vivem nas ruas, por causa dos fatores sociais, econômicos e políticos, vítimas da exploração nacional e internacional. Bento XVI conclui sua Mensagem expressando sua esperança de que o Encontro de Pastoral da Rua possa enfrentar as questões que incidem na vida daqueles que viajam a trabalho, de modo especial em relação à insegurança nas ruas e estradas, que ameaça a vida de milhões de pessoas em terras africanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário