quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SETEMBRO É O MÊS DA BÍBLIA



“Coragem! Levanta-te! Ele te chama!” (Mc 10,49)


Findo o mês vocacional, e tendo refletido sobre o chamamento do Senhor para o seu seguimento, iniciamos o MÊS DA BÍBLIA e somos convidados a voltar nossa mente e coração para a Palavra de Deus, o alimento que estimula a prática da fé, através da imitação de Jesus Cristo, o enviado do Pai.

O Mês da Bíblia teve início em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG, por sugestão e coordenação das Irmãs Paulinas, Pe. Antônio Gonçalves e outras pessoas. Mais adiante, foi assumido pelo Regional Leste 2 e outras dioceses e, finalmente, em 1985 pelo país inteiro, com a coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, atualmente, tendo à frente a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, cujo atual Presidente é Dom Jacinto Bergmann – Bispo de Pelotas – RS. A exemplo dos anos anteriores, desde sua criação, a CNBB está propondo o estudo do Evangelho segundo São Marcos com o tema: “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos” e o lema: “Coragem! Levanta-te! Ele te chama”.

A Sagrada Escritura deve ser o livro de cabeceira de todo cristão, pois, somente sua leitura assídua e meditativa poderá renovar o nosso entusiasmo no seguimento de Jesus Cristo e nos tornará verdadeiros “Discípulos Missionários”, como nos pede Aparecida, na V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho.

O Evangelho de São Marcos, fonte para os sinóticos, foi escrito de maneira pedagógica e com a finalidade precisa de responder à pergunta: Quem é Jesus? O evangelista, porém não responde diretamente à questão, mas, conduz o leitor a dar sua resposta e tirar as suas próprias conclusões.

Conforme assegura a citada Comissão Bíblico-Catequética o Evangelho de Marcos foi escolhido em sintonia com o ano litúrgico “B” que estamos vivenciando, o qual, juntamente com o Projeto Nacional de Evangelização, nos ajudará a revisitar os escritos da comunidade de Marcos, percorrendo os cinco aspectos fundamentais do processo de formação do discípulo missionário: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o discipulado, a comunhão fraterna e a missão. “Com esse projeto da CNBB e o aprofundamento do Mês da Bíblia, damos um novo passo na nossa ação evangelizadora, em continuidade com as ricas experiências e conquistas da Animação Bíblica no Brasil, que tem por objetivo proporcionar a todos os batizados uma experiência mais profunda da fé cristã, possibilitando um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e, por Ele, com o Pai, no Espírito Santo”, é o que assegura o subsídio do mês da Bíblia/2012.

A Igreja celebra no dia 30 de setembro, memória de São Jerônimo, aquele que se imortalizou pela tradução da Bíblia para o latim, denominada Vulgata, e pelos muitos comentários bíblicos que legou à Igreja. É lembrado como o Doutor Máximo das Sagradas Escrituras. Nasceu na primeira metade do século IV e faleceu em Belém, onde viveu como monge, rigidamente penitente, no ano de 420. Em sua homenagem foi escolhido o mês de setembro para o mês da Bíblia. Foi exatamente no dia 30 de setembro de 2010 que o Santo Padre – Papa Bento XVI assinou a Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Verbum Domini” sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja. Este importante documento motivou a CNBB a aprofundar o tema, colocando, inclusive, como Tema Central de duas Assembléias Gerais e, finalmente, neste ano de 2012 aprovou o documento verde que se encontra a disposição nas livrarias católicas.

Sugerimos, portanto, um estudo pessoal e ou comunitário, a exemplo dos círculos bíblicos, durante todo o mês, para descobrir as riquezas da Palavra de Deus, contidas, especialmente, no Evangelho de São Marcos.
Dom Antônio Fernando Saburido
Arcebispo de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário